X

 

Ciências Econômicas

A Economia é uma ciência que estuda todos os fenômenos relacionados com a produção e o consumo de bens e serviços, quer envolvam dinheiro ou não. Ajuda a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. Através dela é possível desenvolver projetos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos nos mais diferentes setores de produção (comércio, serviços, indústria, bancos, etc). O profissional de economia se dedica tanto a grandes questões (macroeconomia), como as referentes a um país ou região, quanto a problemas de empresas ou investidores individuais (microeconomia).

1. Objetivo Geral do Curso

Formar profissionais habilitados a identificar, compreender, analisar e atuar sobre os fatos e fenômenos econômicos nos níveis micro e macro econômicos, na área de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, bem como na área política e na área de planejamento.

2. Objetivos Específicos do Curso

a) Promover a habilitação e qualificação profissional na área de Economia;

b) Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão como aportes de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;

c) Fomentar a cultura e a socialização do conhecimento através de publicações e eventos técnico-científicos;

d) Constituir espaços de desenvolvimento de competências gerenciais e tecnológicas, contribuindo para a qualificação de sistemas de produção de bens e/ou consumo e serviços;

e) Estimular a formação continuada.

3. Perfil do Egresso

Significativo conhecimento científico, tecnológico e humanístico, que habilita e capacita ao economista a enfrentar as transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas, segundo as dimensões de espaço e de tempo, na sociedade brasileira e mais especificamente na região de atuação, percebida no conjunto das funções econômicas mundiais.

4. Competências

a) desenvolver raciocínios logicamente consistentes;

b) ler e compreender textos econômicos;

c) elaborar pareceres, relatórios, análises, trabalhos e textos na área econômica;

d) utilizar adequadamente conceitos teóricos presentes nos diversos paradigmas fundamentais da ciência econômica;

e) utilizar o instrumental econômico e o conhecimento histórico para analisar situações históricas concretas;

f) utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos;

g) diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas.

5. Fundamentos Didáticos-Pedagógicos

O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Ciências Econômicas seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.

5.1 Organização curricular

Na organização curricular bem como na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais, o perfil do egresso da instituição e do curso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, as necessidades regionais e a iniciativa de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias.

5.2 Estrutura Curricular

Ingressos a partir de 2012 - Grade 2
Clique aqui para visualizar a Estrutura Curricular

Ingressos a partir de 2015 - Grade 3
Clique aqui para visualizar a Estrutura Curricular

Busca

Newsletter

Aniversários