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ENGENHARIA MECÂNICA

1. Objetivo Geral do Curso

Oportunizar a graduação em Engenharia Mecânica, para inserção profissional na área de engenharia mecânica.

2. Objetivo específico do Curso

a) promover a qualificação profissional na área de engenharia mecânica;

b) desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão como aporte de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;

c) fomentar a cultura e a socialização do conhecimento através de publicações e eventos técnicos - científicos;

d) constituir espaços de desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a qualificação dos serviços prestados pela comunidade regional, na área metal mecânica;

e) estimular a formação profissional continuada.

3. Perfil do Egresso

Significativo conhecimento científico, tecnológico e humanístico, que capacita ao engenheiro mecânico, identificar, formular e resolver problemas, tomando decisões, sendo empreendedor e proativo, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica, considerando os aspectos políticos, econômicos, social e ambiental, a partir da postura ética e comprometida com a qualidade de vida.

4. Competências

a) Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais nas atividades profissionais da engenharia mecânica;

b) Identificar, formular e resolver problemas de engenharia mecânica;

c) projetar, desenvolver e interpretar atividades experimentais, avaliando criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;

d) planejar, supervisionar e coordenar sistemas de produção, produtos e serviços de engenharia mecânica;

e) comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

f) exercer a atividade profissional da engenharia mecânica, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da postura ética e comprometida com a qualidade de vida;

g) atuar e/ou coordenar equipes de trabalho multidisciplinares, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica;

h) ser empreendedor e proativo;

i) avaliar de maneira crítica a operação e a manutenção de sistemas;

j) avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia mecânica;

k) buscar a formação profissional continuada, considerando as inovações tecnológicas e novas ferramentas.

5. Fundamentos Didático Pedagógicos

O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Engenharia Mecânica seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.

5.1 Organização curricular

Na organização curricular bem como na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia Mecânica, o perfil do egresso da instituição e do curso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, a iniciativa de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias além das necessidades regionais.

5.2 Estrutura Curricular

Ingressos a partir de 2012 - Grade 3
Clique aqui para visualizar a Estrutura Curricular

Ingressos a partir de 2015 - Grade 4
Clique aqui para visualizar a Estrutura Curricular

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