X

 

ENGENHARIA QUÍMICA

1. Objetivo Geral do Curso

Formar profissionais cidadãos habilitados em Engenharia Química com capacidade de desempenhar as atividades de engenharia aplicadas à industrialização de diversas matérias - primas, atuando com visão e ação ética, humanística, empreendedora e comprometida com o desenvolvimento tecnológico da região e do país, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

2. Objetivo específico do Curso

• Formar engenheiros capazes de exercer as atividades de desenvolvimento de processos para a produção de produtos diversos em escala industrial;

• Proporcionar a formação de engenheiros capazes de supervisionar, elaborar e coordenar processos industriais;

• Estimular o desenvolvimento das habilidades e competências para a solução de problemas e desenvolvimento de novos processos e produtos químicos;

• Promover o espírito empreendedor no estudante de engenharia buscando o desenvolvimento de diversos setores industriais da região;

• Promover a integração entre o ensino, a extensão e a pesquisa através da iniciação científica, como aporte de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;

• Estimular a formação continuada de estudantes e egressos com diferentes formações;

• Desenvolver competências interpessoais a fim de formar profissionais capazes de atuar em equipes multiprofissionais.


3. Perfil do Egresso

Profissional com formação generalista, científico-tecnológica e humanística, capaz de atuar de forma crítica e reflexiva como Engenheiro no processamento de produtos diversos em escala industrial nas áreas de tintas e vernizes, polímeros, fármacos, cosméticos, cimento, papel e celulose, nuclear, fertilizantes, meio ambiente, alimentos, biotecnologia entre outras. Com habilidades para projetar, supervisionar, elaborar e coordenar processos industriais, bem como a atuar na manutenção e operação de sistemas, desenvolvendo tecnologias limpas, processos de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química que contribuem para a redução do impacto ambiental.

Capaz de coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Empreendedor e proativo, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da ética e do comprometimento com a qualidade de vida.

4. Competências

a)desenvolver e aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos, nas atividades da Engenharia Química, sendo empreendedor e proativo;

b)identificar, formular e resolver problemas inerentes às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços;

c)planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia primando pela segurança dos trabalhadores;;

d)comunicar eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

e)participar e/ou coordenar equipes de trabalho, com visão humanística, crítica, interdisciplinar e sistêmica;

f)gerenciar sistemas de garantia da qualidade de produtos e serviços;

g)buscar a formação profissional continuada, considerando novos conhecimentos e tecnologias assim como novas instrumentações;

h)pautar suas ações pela ética e responsabilidade profissional e social;

i)avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

j)avaliar a viabilidade econômica gerenciar sistemas de garantia da qualidade de produtos e serviços;de projetos de engenharia.

5. Fundamentação didático pedagógica

O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Engenharia Química seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.

O Curso de Engenharia Química propõe o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem a partir do princípio metodológico que tem por base os quatro pilares do conhecimento, propostos em 1996 pela Comissão Internacional sobre Educação, que são: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser.

6. Organização curricular

Na organização curricular, bem como, na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais, o perfil esperado do egresso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, as necessidades regionais como o empreendedorismo e a competitividade e a necessidade de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias.

6.1 Estrutura Curricular

Clique aqui para visualizar a Estrutura Curricular

 

Busca

Newsletter

Aniversários