Gestão Financeira (detalhes)

1. Objetivo Geral do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da FAHOR tem por objetivo formar profissionais com competências, habilidades e conhecimentos voltados para a gestão nas empresas, tanto publicas quanto privadas, com domínio das ferramentas de gestão financeira e o entendimento dos processos que são inerentes á área.

2. Objetivo específico do Curso

  1. Formar profissionais capazes de definir e analisar estratégias de investimentos e riscos na abertura e/ou na ampliação de negócios com domínio de operações financeiras;
  2. Formar profissionais que atuem na área da gestão financeira de empresas públicas ou privadas, de portes e segmentos variados;
  3. Formar profissionais competentes, críticos e criativos que privilegiem a atitude ética e humanista na abordagem e na solução dos problemas organizacionais;
  4. Disseminar conhecimentos sobre a atividade de tecnólogo voltado para os serviços financeiros na área de atuação, com o intuito a desenvolverem as práticas demandadas pelo mercado;
  5. Desenvolver competências e técnicas no uso das ferramentas financeiras que permitam identificar problemas e apresentar soluções com inovação e sustentabilidade.
  6. Desenvolver as habilidades e competências pessoais do estudante por meio da atuação profissional incentivando o espírito empreendedor.

3. Perfil do Egresso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da FAHOR forma profissionais com o seguinte perfil:

  1. Articula soluções de fluxo de caixa;
  2. Avalia e emite parecer técnico e financeiro em sua área de formação;
  3. Avalia os custos das fontes de financiamento e de produção a curto e longo prazo. Avalia potenciais de captação e aplicação de recursos financeiros;
  4. Gerencia processos financeiros;
  5. Coleta organiza e analisa informações gerenciais para construção de orçamento empresarial;
  6. Elabora indicadores quantitativos para tomada de decisões;
  7. Elabora relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros das empresas;
  8. Qualifica os diversos indicadores econômicos e financeiros para a gestão do negócio.

4. Competências e Habilidades

De acordo com o Art. 7º da Resolução CNE/CP n° 03/2002, entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.

Reportando-se aos pilares da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos (atitude) e aprender a ser (ação-reflexão-ação) o curso compromete-se com os estudantes, respeitando à diversidade cultural; vislumbrando o conhecimento como instrumento de compreensão do mundo e de si mesmo e promove uma visão ampla do mundo profissional, articulado aos processos com o conhecimento, ambos inseparáveis, sempre voltados para o crescimento integral da pessoa humana.

Para tanto, o estudante recebe sólida formação geral e humanística, apercebendo-se dos instrumentos indispensáveis ao enfrentamento das diferentes situações, sempre determinado a agir criteriosamente de forma a identificar os pontos relevantes e a mobilizar os recursos disponíveis para o encaminhamento de soluções, adequadas no tocante às melhores decisões a serem tomadas.

O processo didático-pedagógico do curso, concebido e ofertado segundo a demanda do mercado (local e regional), garante no seu término a formação de um profissional envolvido com:

  1. Analisar diferentes cenários, levando em consideração aspectos éticos, legais, ambientais e técnicos;
  2. Desenvolver práticas inovadoras na gestão financeira;
  3. Integrar a viabilidade do planejamento estratégico à execução do plano financeiro;
  4. Atuar no planejamento financeiro e organizacional a trabalhar em equipes multidisciplinares;
  5. Apurar, analisar, interpretar e relatar as informações obtidas por meio de indicadores econômicos e financeiros;
  6. Gerenciar recursos financeiros humanos com eficácia, eficiência e efetividade;
  7. Utilizar instrumentos e métodos quantitativos e qualitativos para tomada de decisões em finanças;
  8. Analisar o ambiente econômico no tocante às questões estruturais e conjunturais para planejamento e tomada de decisões financeiras;
  9. Avaliar e recomendar a composição de recursos, bem como as fontes de captação mais adequadas ao financiamento das atividades organizacionais;
  10. Avaliar e gerenciar risco e retorno no âmbito empresarial e de mercado;
  11. A formação técnica e científica para atuar no mercado e desenvolver atividades específicas da prática profissional;
  12. A formação de uma consciência cultural compromissada com a preservação do meio ambiente e com sua sustentabilidade.

Em resumo, o egresso do curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira estará habilitado a desenvolver, de forma inovadora, atividades voltadas à gestão financeira das organizações, tanto públicas quanto privadas, mantendo o domínio das técnicas e dos processos que permitam atender ou até antecipar-se às demandas do mercado, tendo como condições primordiais a ética e a responsabilidade socioambiental.

5. Fundamentação didático pedagógica

O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do Curso de Tecnólogo em Gestão financeira seguem os princípios educacionais da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.

6. Organização curricular

O curso de Tecnologia em Gestão Financeira da FAHOR está baseado na portaria normativa Nº 12, de 14 de agosto de 2006, que dispõe sobre a adequação da denominação dos cursos superiores de tecnologia ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia de 2016, nos termos do art. 71, § 1º e 2º, do Decreto 5.773, de 2006, assim como da Portaria MEC N° 413, de 11 de maio de 2016.

O Curso de Tecnologia em Gestão Financeira conta com terá três certificações. Para o egresso que cursar somente os módulos I e II será emitido um certificado de Assistente em Gestão Financeira, se cursar também o modulo três, será emitida a certificação de Analista em Gestão Financeira, se cursar todos os módulos será emitida a certificação de Tecnólogo em Gestão Financeira.

CERTIFICAÇÃO   MÓDULOS
Assistente em Gestão Financeira I e II
Analista em Gestão Financeira I, II e III
Tecnólogo em Gestão Financeira I, II , III e IV

6.1 Estrutura Curricular 

Grade 2020 de Gestão Financeira (Grade 2, Atual)

6.2 Projeto Pedagógico do Curso - PPC

Projeto Pedagógico do Curso de Gestão Financeira