NPICP - Projetos - 2018-2019

MasBáh AeroDesign (http://aerodesign.fahor.com.br)

O projeto MasBáh AeroDesign iniciou suas atividades no dia 9 de abril de 2008, por inciativa do então vice-diretor da Faculdade Horizontina, César Antônio Mantovani. Na época o projeto era chamado de “Águia FAHOR” e somente em 2013 passou a ser chamado de “MasBáh AeroDesign”, como uma homenagem à cultura rio-grandense. 

O objetivo do projeto é buscar conhecimento e aplicar a experiência dos participantes, no desenvolvimento e construção de uma aeronave. Em 2018, a equipe participa do Torneio de Acesso da SAE Brasil, com a coordenação do professor Cristiano Rosa dos SantosRubem Panta Romero e do acadêmico capitão da equipe, Geovane Rafael Rozin.

 

Hidro Baja (http://hidrobaja.fahor.com.br)

O projeto desenvolvido pela Equipe Hidro Baja FAHOR surgiu em julho de 2013, por iniciativa de um grupo de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com o objetivo de iniciar um projeto diferente dos já existentes na instituição.

O objetivo principal do projeto é desenvolver um protótipo de veículo “off road”, iniciando pela parte teórica até a sua construção. Além disso, a equipe participa de competições estudantis promovidas pela SAE Brasil, amostras e eventos estudantis ligados a área de Engenharia.

 

Baja Sinuelo (http://sinuelo.fahor.com.br)

A equipe Baja Sinuelo FAHOR iniciou suas atividades no mês de abril de 2006, com o incentivo do professor Daniel Werner Zacher, então membro da diretoria da SAE Brasil – Seção Porto Alegre. O nome da equipe, “Sinuelo”, tem origem na cultura rio-grandense e significa “cavalo manso que serve de guia ou reponte para os outros animais xucros". Com isso, os integrantes da equipe buscam trazer a ideia de confiabilidade, qualidade e, principalmente, liderança.

O objetivo do projeto é participar de competições e eventos, com foco principal na Competição SAE Brasil – Petrobrás de Baja. Em 2018, a equipe é coordenada pelo professor Jonathan Felipe Camargo e no 1º semestre, pelo capitão da equipe, o acadêmico de Engenharia Mecânica, Cristian Damião Bremm. No 2º semestre, o capitão da equipe é Anderson Canssi, acadêmico do Curso de Engenharia de Controle e Automação.

 

Desenvolvimento regional sustentável: uma pesquisa a partir de municípios dos COREDES Noroeste e Celeiro do estado do Rio Grande do Sul

O projeto se refere a uma análise de indicadores de desenvolvimento e do planejamento da região, visando o aprimoramento do conhecimento acadêmico, a partir da observação histórica, teórica e legal do desenvolvimento regional sustentável, buscando também observar o desempenho dos municípios integrados aos COREDES Noroeste e Celeiro. 

O projeto objetivou a realização de um estudo para identificar as características socioeconômicas de cada município pesquisado relacionando-as com o contexto regional.

A coordenação e orientação do projeto foram da professora Marliza Beatris Reichert e do professor Jonas Diogo da Silva, a acadêmica bolsista da FAPERGS foi Deisy Mari Gerhardt.

 

Projeto Biodigestor

É um projeto de pesquisa e extensão, iniciado em 2017, desenvolvido em parceria com empresas, organizações da sociedade civil e Instituições de Ensino Superior de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de gerar energia a partir de biomassa. Na FAHOR, o projeto envolve estudantes e professores dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação. No projeto, a FAHOR se destaca pela pesquisa e desenvolvimento de equipamentos, envolvendo os aspectos construtivos do biodigestor como, também, o monitoramento de variáveis importantes ao seu funcionamento através da instalação de sensores, coleta e análise de dados de variáveis de interesse. O objetivo do projeto é otimizar o funcionamento e viabilizar um modelo de biodigestor que possa ser fabricado e mantido por uma rede de empresas e parceiros locais, de forma a popularizar este modelo de geração de energia limpa que muito contribui para a preservação dos recursos naturais.