1. Objetivo Geral do Curso

Formar profissionais habilitados em Engenharia de Produção com capacidade de identificar, formular e solucionar problemas inerentes às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais com visão ética, humanística e empreendedora.

2. Objetivo Especifico do Curso

  1. Promover a habilitação e qualificação profissional na área de Engenharia de Produção;
  2. Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão como aporte de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;
  3. Fomentar a cultura e a socialização do conhecimento através de publicações e eventos técnico-científicos;
  4. Constituir espaços de desenvolvimento de competências gerenciais e tecnológicas, contribuindo para a qualificação de sistemas de produção de bens e/ou consumo;
  5. Estimular a formação continuada.

3. Perfil do Egresso

Significativo conhecimento científico, tecnológico e humanístico, que habilita e capacita ao engenheiro de produção, identificar, formular e resolver problemas inerentes às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços, sendo empreendedor e pró-ativo, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da ética e do comprometimento com a qualidade de vida.

4. Competências

  1. desenvolver e aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos, nas atividades da engenharia de produção, sendo empreendedor e pró-ativo;
  2. identificar, formular e resolver problemas inerentes às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços;
  3. planejar, gerenciar e supervisionar sistemas de produção de bens e /ou serviços;
  4. comunicar eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  5. participar e/ou coordenar equipes de trabalho, com visão humanística, crítica, interdisciplinar e sistêmica;
  6. buscar a formação profissional continuada, considerando novos conhecimentos e tecnologias assim como novas instrumentações.

5. Fundamentos Didáticos-Pedagógicos

O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Engenharia de Produção seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.

5.1 Organização curricular

Na organização curricular bem como na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais, o perfil do egresso da instituição e do curso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, as necessidades regionais e a iniciativa de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias.

5.2 Estrutura Curricular

 Grade 2020 de Engenharia de Produção (Grade 5, Atual)

 Regulamento do Trabalho Final de Curso Engenharia de Produção

 Regulamento de Estágio Curricular Engenharia de Produção

6. Projeto Pedagógico do Curso - PPC

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção