No momento em que iniciamos a construção do primeiro prédio de salas de aula com o formato da Rosa de Lutero, numa demonstração da fé, do amor e da esperança que guiam os homens e as mulheres que aqui vivem, é preciso que se diga o quanto de nossos sonhos estão presentes na realização dessa obra.

Todo projeto nasce de uma boa questão; no entanto, criar e inovar não são apenas lampejo, iluminação. É preciso suar, e muito, até a realização efetiva da criação. Assim ocorreu com esse projeto, que certamente ficará marcado na história do Município. Ele não foi apenas mais um plano de trabalho, ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há algo maior em sua essência: foram horas incansáveis de estudos, reuniões, viagens e tantas outras preocupações, até o instante de dar-lhe “forma” agregando perspectivas políticas, estéticas, afetivas e tecnológicas.

Na educação escolar também precisamos de parceiros. Os primeiros e mais naturais são aqueles que estão bem próximos de nós. O anseio da comunidade e a determinação de suas lideranças tornaram possível a sua concretização porque alguém um dia sonhou, desejou e não escondeu ou desacreditou desse sonho, mas lutou, interagiu, tomou iniciativa, influenciou os outros e, principalmente, persistiu, não temendo as adversidades e os desafios.

A dimensão desse passo o futuro responderá; apostando na qualificação de sua gente, na definição de uma identidade regional, no contato com a comunidade e seus valores. Acreditamos que as boas respostas só têm valor em si quando nascem de perguntas corajosas, amplas, éticas e  esperançosas; perguntas que contemplam as verdadeiras aspirações humanas. O passado é prólogo. Certas atitudes dão força a esta frase, e nos damos conta de que tudo o que houve até então – toda uma vida, toda uma história, foram simplesmente a preparação para esse acontecimento, depois do qual nada mais será como era e tudo ganha uma lógica que antes não tinha.