No dia 07 de agosto, foi ministrada uma palestra, sobre investimento na bolsa de valores, para o curso de Economia da FAHOR, com o palestrante e doutorando em finanças Daniel K. Baggio.

Daniel destacou que os investimentos nas Bolsas de Valores, independente do país, sempre foram vistos como um investimento de alto risco. Muitos são os comentários, até mesmo nas Universidades, sobre indivíduos que perderam todos os seus recursos investindo nestes ativos. No entanto, nos últimos dez anos, as Bolsas de Valores mundiais passaram a ser menos voláteis, mais organizadas e regulamentadas, obtendo uma valorização extraordinária de seus ativos.

Com o crescimento da Economia brasileira nos últimos anos, o governo brasileiro tem buscado popularizar o investimento na Bolsa de Valores brasileira. Existem cursos sobre a Bolsa de Valores e trabalhos que vem sendo promovidos pela BOVESPA para o público interessado, como estudantes universitários e do ensino médio.

Daniel também ressaltou que o que mais valoriza o investimento na Bolsa de Valores é a análise do passado recente, sendo que de janeiro de 1995 até janeiro de 2007, a BOVESPA se valorizou 1495%, com uma média de crescimento de 28% ao ano e, existem ainda dados de algumas ações que deixam o quadro ainda mais assustador, neste mesmo período de 12 anos: a Gerdau teve uma valorização de 8.081,82%, 49,24% ao ano; Itaú SA de 4.954%, 42,85% ao ano; Bradesco de 3.480%, 38,44% ao ano; Petrobrás 3.730%, 39,29% ao ano; e a Vale do Rio Doce de 2.956%, 36,47% ao ano (dados da XP Investimentos).

Após a palestra, os alunos puderam esclarecer as suas dúvidas, saber como, onde e quando investir, e também como buscar conhecimento e ser especialista para trabalhar neste mercado que está em expansão no Brasil, pois menos de 1% da população costuma aplicar o seu dinheiro em ações.