Dia 11 de outubro, aconteceu o Seminário FAHOR de Tecnologia e Inovação, tendo por tema: “O papel da Ciência e Tecnologia na promoção do desenvolvimento regional”. O evento, realizado em dois turnos, contou com a presença de autoridades, empresários, estudantes, professores e comunidade.

O evento, organizado pela Faculdade Horizontina e promovido pela FEINTECH, após abertura oficial, iniciou no período da tarde com a assinatura de dois termos de cooperação técnica.  O primeiro deles, apresentado pelo Vice-Diretor da FAHOR, Prof. Cesar Antônio Mantovani, diz respeito à implantação de uma Incubadora Tecnológica, um Berçário Industrial, além da definição de uma política de assentamento industrial em Horizontina, sendo firmado entre os parceiros: FAHOR, ACIAP, Prefeitura de Horizontina e TECNOR. Em seguida, aconteceu a assinatura do termo de cooperação técnica referente à implantação de Micro destilarias de álcool em Horizontina e Dr. Maurício Cardoso, envolvendo a FAHOR, COOPER-RIO, e as Prefeituras de Dr. Maurício Cardoso e de Horizontina.

Fechando as atividades da tarde, o Presidente da CERTEL e FECOERGS, Sr. Egon Édio Hoerlle, com a participação do Presidente da CERTHIL, Sr. Kurt Grenzel, fez uma palestra intitulada “Cenário Energético Gaúcho e Brasileiro”. Logo após a palestra, durante as discussões finais, falou-se sobre a viabilidade de implantação de uma PCH no Rio Buricá, no distrito de Cascata - Horizontina.

Durante a noite, as atividades iniciaram pelo ato de entrega do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Horizontina por parte das instituições que a elaboraram: FAHOR, SETREM, FEMA e UNIJUI. Durante a entrega pronunciaram-se: o Prefeito Municipal de Horizontina, Dr. João de Oliveira Borges, o Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Adilson Abran, e o Sr. Egon Klaesener, em nome do COMUDE e da ACIAP. Os resultados do trabalho desenvolvido no PED foram apresentados pelos professores Cláudio Hofler e Cesar Antônio Mantovani.

Para finalizar o evento e as atividades, aconteceu o painel intitulado “Arranjo Produtivo Local como forma de Desenvolvimento Regional”, com o palestrante Jéferson Emílio de Souza, Supervisor Regional do SEBRAE.