No dia 28 de fevereiro de 2008, a comunidade de Horizontina e Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul prestigiaram o evento de inauguração do primeiro prédio de salas de aula do Campus da FAHOR - Faculdade Horizontina, Campus Arnoldo Schneider, localizado em Esquina Eldorado – Horizontina/RS.

O prédio foi construído no formato da Rosa de Lutero, símbolo mundial do luteranismo, princípio este seguido por essa instituição, que é ligada à Rede Sinodal de Educação, e, com uma área construída de 750 metros quadrados, receberá os alunos do curso de Engenharia de Produção.

A solenidade foi prestigiada por autoridades públicas, empresariais e educacionais da região. Os convidados foram recepcionados, ao som da Banda Municipal de Horizontina, no pátio à frente ao prédio, de onde puderam ver o descerramento da fita inaugural, ato este protagonizado pelo casal Sr. Martin e Sra. Maitê Mundstock e o Sr. Elemar Beck.

Após o descerramento da fita inaugural, já na parte interna do prédio, os convidados participaram, inicialmente, dos atos de bênção e celebração, proferidos pelos pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB - da Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero, de Horizontina, Pastores Vilmar e Anelise Abentroth, e pelo Pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, Renato Küntzer.

Após a bênção dos pastores, realizou-se ato simbólico, onde cada convidado pegou uma pequena pedra de um carrinho de mão e a colocou dentro de uma caixa, representando o trabalho de muitas mãos para continuar construindo e desenvolvendo o Campus Arnoldo Schneider.

A solenidade de inauguração contou com os pronunciamentos do Sr. Silvio Iung, Diretor Executivo da Rede Sinodal de Educação; Sr. Martin Mundstock, Instituidor da Fundação Capacitar e um dos doadores de recursos para a construção do prédio; Sr. João de Oliveira Borges, Prefeito Municipal de Horizontina; Sr. Sedelmo Desbessel, Diretor do CFJL - Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann - e da FAHOR - Faculdade Horizontina.

O Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, em seu pronunciamento, fez um resgate histórico da FAHOR, agradeceu o envolvimento de todos aqueles que construíram esta instituição e desafiou a comunidade para que continue apoiando a Faculdade Horizontina, para que esta possa consolidar seu projeto de Ensino Superior.

Como último ato oficial, o Diretor da FAHOR e do CFJL, Sr. Sedelmo Desbessel, e o Prefeito Municipal, Sr. João Borges, fizeram o descerramento da placa inaugural. Em seguida, todos os presentes puderam visitar as instalações do novo prédio e saber um pouco mais deste projeto.

Dizeres da placa inaugural: “Marco alusivo à inauguração do prédio de salas de aula, construído com auxílio de doadores e, a partir de agora, um espaço qualificado para uso do Curso Superior de Engenharia de Produção.” Sedelmo Desbessel - Diretor da FAHOR - Horizontina, 28 de fevereiro de 2008.

Para o fechamento desta manhã, os convidados participaram de um almoço no Centro Social Evangélico, onde posteriormente foi feita uma homenagem, através de uma placa, ao grande líder da FAHOR, Sedelmo Desbessel, por mais esta conquista. Após, foram realizados alguns pronunciamentos: Sr. Cesar Antônio Mantovani, Vice-diretor de Ensino Superior; Sr. Martin Mundstock, Instituidor da Fundação Capacitar; Sra. Maria Ester Ullmann, Diretora Executiva da Fundação Capacitar; Sr. Elemar Beck, Diretor da SLC Comercial e no ato representando a família Logemann; Sr. Eduardo Horst, Vice-prefeito Municipal.

 

A Cerimônia

As pessoas da Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero sempre foram movidas por sonhos: Em 1928, fundaram uma comunidade e, em 1929, construíram uma Escola. Seguramente alguns lembram das dificuldades que enfrentaram, tanto para construir a escola, como para a igreja e salão, muitas festas, rifas e campanhas foram feitas.

Muitos sonhos foram se sucedendo como a construção da nova escola e da nova igreja e de prédios diversos. Além disso, novos projetos foram desenvolvidos, como o da faculdade e do campus universitário. Tudo sempre foi feito com esforço contínuo que tem aprovação imediata da comunidade local e regional e de nossos alunos, motivo maior da existência desta escola.

E é principalmente para eles, os alunos, que hoje inauguramos um novo prédio numa demonstração clara de nossa preocupação com a qualidade dos serviços que oferecemos e com a atualidade do ensino. Este complexo já nas suas formas contém uma simbologia voltada à educação e tem a intenção de motivar a criatividade dos nossos alunos.

Esse é um projeto arrojado e inovador para marcar época e seguramente o início de uma nova proposta em termos de educação.

É importante frisar que esta obra só foi realizada graças a doadores que o fizeram com alegria, são eles Maitê e Martin Mundstock, Família Logemann, Empresa Jacto e Claudir Meller.

Também foi fundamental o envolvimento das pessoas ligadas à Faculdade, quando destacamos os membros do Conselho de Ensino, do Grupo Pró-Ativo, da Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero, mantenedora de fato da Faculdade, da Comissão de Compras, da Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC), de todos os funcionários e professores, de alunos e pais, e dos operários e responsáveis pela construção. Destacamos ainda o auxilio da Prefeitura Municipal para liberação de máquinas nos trabalhos de terraplanagem e escavações liderados pelo Vice-prefeito Eduardo Horst e pelo chefe de obras Alessandro dos Santos.

Prosseguir é necessário, para tanto, daqui em diante, precisamos de parcerias: do poder público e da iniciativa privada dos ex-alunos, amigos e todos que conseguem visualizar que através da educação podemos melhorar este nosso país. Quem sabe podemos ouvir já no almoço manifestações sobre asfalto no acesso ao campus e auxílio para início da construção de mais um prédio. Temos que investir e acreditar na nossa gente e na nossa cidade.

Queremos destacar publicamente a Inspiradora pessoa do Martin que com simplicidade motivou a construção na forma da Rosa de Lutero. São colaboradores assim que nos entusiasmaram a sonhar e acreditar no futuro.

Orgulha-nos muito a presença das autoridades aqui presentes, dos diretores das Escolas co-irmãs, Diretor da Rede Sinodal, Prof. Silvio Iung, do Secretário Executivo da ISAEC, Wilmar Schüller, do coordenador regional da Rede Sinodal, Flavio Magedanz, do Prefeito Municipal, Dr. João de Oliveira Borges, Vice-prefeito, Eduardo Horst, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adilson Abram, demais autoridades já citadas, amigos e amigas da Faculdade Horizontina, sem esquecer-se dos queridos alunos, pais, funcionários e professores. Nosso mais sincero muito obrigado a todos.

 

A FAHOR – Faculdade Horizontina

Sendo uma instituição nascida do anseio da comunidade na busca do desenvolvimento e da difusão de conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos, a FAHOR acredita que a educação é o instrumento essencial na busca de um mundo melhor, e, para tanto, fundamenta sua ação pedagógica na motivação de educar através dos conhecimentos e avanços científicos e tecnológicos, envolvendo os valores cristãos, sociais, éticos e culturais no preparo para o exercício da cidadania e da qualificação profissional.

Propõe um currículo que contempla o ensino, a extensão e a pesquisa, valorizando todas as experiências vivenciadas pelas pessoas que nela atuam, tendo como referenciais os aspectos sociais e culturais dos quais as mesmas são detentoras. Cada etapa do currículo é planejada em função dos fins pretendidos e da realidade concreta que os determina. Cada ação é acompanhada de reflexão, provocando o aprimoramento das ações anteriores, desencadeando um processo dinâmico de evolução.

 

O Campus Arnoldo Schneider

O campus da FAHOR começou a ser construído no dia 18 de dezembro de 2004, com o lançamento da pedra fundamental do primeiro prédio, com 2.670 metros quadrados de área construída. Este prédio abriga oficinas, laboratórios, auditório, salas de aula e parte da administração, sendo que a conclusão da obra aconteceu no início do mês de fevereiro de 2006. Os acadêmicos das cinco turmas do curso de Engenharia Mecânica iniciaram as aulas em 20 de fevereiro de 2006 no prédio novo do Campus Arnoldo Schneider.

 

O Formato do Complexo

A FAHOR, Faculdade Horizontina, possui, no projeto de seu Plano Diretor, um complexo estrutural composto por prédios construídos com a forma da Rosa de Lutero. Assim como está, sua simbologia parte do centro: da cruz no coração. É nesse espaço que se dá o encontro, a convivência, o movimento. As salas de aula são em formato de pétalas. Ali é o lugar do crescimento, da inclusão com acesso possível também às pessoas com necessidades especiais, de troca e fundamentação para um saber comprometido com a realidade atual.

Mais do que lembrar a Rosa de Lutero como símbolo do luteranismo no mundo, objetivamos dar condições para que o ensino, a pesquisa e a extensão tenham como fundamento o bom uso da razão e do conhecimento para um desenvolvimento saudável e sustentável, comprometido com a boa criação de Deus.

O formato anelar do prédio não nos isola do mundo. Antes nos lembra da aliança que Deus fez conosco. E em resposta ao amor que recebemos, buscamos servir com o melhor que Ele nos deu. Isto quer perpassar o nosso sonho, o nosso agir e a nossa esperança como Instituição Evangélica de Ensino Superior em Horizontina/RS.