Com o objetivo de integrar os novos mentores e seus mentorados, com a presença da diretoria executiva e conselho fiscal, realizou-se, na última sexta-feira, dia 04 de abril, nas dependências do auditório do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, o I Encontro de Integração da Fundação Capacitar.

Na ocasião, foi ministrada uma apresentação falando sobre os princípios, missão e valores da Fundação Capacitar, a qual foi coordenada pela Diretoria Executiva da Fundação, quando se salientou a importância da Fundação Capacitar para a sociedade.

Para o encerramento da noite, foi entregue aos novos mentores e mentorados da Fundação Capacitar a camiseta da Fundação.

Em 2008, a Fundação Capacitar é responsável pelo apoio a 37 estudantes da Faculdade Horizontina, além de uma estudante de Santa Maria, através de financiamento estudantil e orientação pelo programa de mentores.

Este encontro serviu como uma forma de afinar as relações, principalmente entre os novos mentores e seus mentorados, para o decorrer das atividades do ano.

 

O que é a Fundação Capacitar?

É um programa voltado aos alunos do Ensino Superior que visa a dar suporte acadêmico e humano.

A Fundação Capacitar, instituída pelo casal Martin e Maitê Mundstock, é uma instituição sem fins econômicos e apartidária, de natureza comunitária, que tem por finalidade promover e gerenciar as ações pró-ativas e sociais na educação superior.

 

Qual a missão da Fundação Capacitar?

Desenvolver ações na área da educação e da cultura, capacitando pessoas para a inserção social e plena realização do seu potencial humano, objetivando uma ação multiplicadora do conhecimento e da formação para o trabalho, cultivando com seus beneficiários relação de independência que motive a renovação por gratidão e solidariedade.

 

O que é um mentor?

É um voluntário graduado que acompanha no máximo três mentorados. Tem a função de dar suporte acadêmico e humano.

O programa de mentores conta com a participação voluntária de profissionais já graduados que dedicam parte de seu tempo para orientar os beneficiários da fundação (mentorados). Em 2008, a Fundação conta com o importante apoio de 21 mentores.

 

Faz parte do suporte acadêmico:

  • Acompanhar no desempenho escolar;
  • Recomendar leituras e pesquisas complementares;
  • Estimular estudo de idiomas;
  • Clarificar,questionar,propor alternativas quando surgirem obstáculos;
  • Contribuir na construção de um plano de carreira.

 

Faz parte do suporte humano:

  • Contribuir na formação ética, humanística e de engajamento social;
  • Dispor-se a ouvir e auxiliar, dentro dos seus limites.