No último dia 17, terça-feira, os acadêmicos da disciplina de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Prof. Joel Tauchen, tiveram uma aula diferente. Durante duas horas, o Promotor de Justiça da Comarca de Tucunduva, Dr. Ronaldo Arbo, esteve palestrando sobre a função do Ministério Público frente às questões ambientais, com destaque para a legislação ambiental.

A palestra foi dinâmica e teve boa participação dos acadêmicos que, através de perguntas, interagiram com o palestrante.

Na ocasião, Dr. Ronaldo abordou diversas leis ambientais, chamando a atenção dos acadêmicos sobre o rigor e a qualidade da legislação ambiental brasileira, uma das melhores do mundo. A única ressalva do representante do Ministério Público foi quanto à falta de estrutura dos órgãos de fiscalização para se fazer cumprir a legislação existente.

O Promotor Ronaldo Arbo está ligado ao projeto de recuperação da mata ciliar dos Rios Uruguai e Santa Rosa e do Lajeado Pratos. Esses projetos são inovadores e ganharam notoriedade no país por apresentar um baixo custo de execução. Nesse sentido, o palestrante citou outros casos regionais no que se refere à recuperação das matas ciliares e apresentou fotos dos trabalhos realizados no Rio Uruguai e no Lajeado Pratos.

Preocupada com a temática ambiental, a FAHOR, através de suas ações ambientais, está identificada com estas causas do Ministério Público e agradece ao Dr. Ronaldo pela palestra.