Nesta segunda-feira, 20, foi realizada a Aula Inaugural do curso Técnico em Mecânica do CFJL/FAHOR, em parceria com a John Deere. Em mais uma parceria do CFJL/FAHOR com uma grande empresa, mais pessoas serão qualificadas e terão oportunidade de saírem com um emprego garantido. Já em andamento e com muito sucesso, desde 15 de agosto, o curso Técnico em Informática do CFJL/FAHOR, em parceria com a Tecnicon, é um projeto que visa a qualificação e a inserção de pessoas no mercado de trabalho na área de tecnologia da informação. O projeto ofertou 17 vagas de trabalho e um curso técnico em informática com bolsa integral.

Dessa vez, a parceria é com a empresa John Deere e o curso em questão é o Técnico em Mecânica que será ofertado com bolsa integral. Os alunos que obtiverem bom desempenho, frequência e aprovação no curso terão perspectiva de emprego na empresa.

Na oportunidade, estiveram presente o Prefeito Municipal de Horizontina, Antônio Lajús, a Secretária de Educação Ivete Callegaro da Silva, o Vice-Diretor do CFJL, Wilson Hirt, os Representantes da John Deere, Ricardo dos Santos e Jackson Schneider, o coordenador do Curso Técnico em Mecânica, Magnos Borgmann, o Coordenador Administrativo do CFJL/FAHOR, Fabrício Desbessel e, o Presidente da ACIAP, Elton Sphor.

Historicamente a CFJL e a John Deere possuem uma longa parceria, iniciada no ano de 1975 que, sempre visou a preparação de jovens para o mercado de trabalho na área de mecânica. Também a John Deere, com seus programas de incentivos, sempre auxiliou seus colaboradores a buscarem formação, seja no técnico e até mesmo na graduação.

Esse ano a parceria foi revitalizada e a proposta foi de selecionar 30 jovens na região para cursarem o Técnico em Mecânica e assim propiciar o ingresso no mercado de trabalho. Realizou-se todo um processo seletivo onde teve-se 398 inscritos que realizaram uma prova teórica, depois classificou-se 60 candidatos para uma prova prática, que consistia em fabricar uma peça e, ao final, 45 candidatos realizaram entrevista grupal e individual com psicólogo para determinar os 30 candidatos aprovados para ingresso no curso técnico.

Na aula inaugural, o coordenador administrativo do CFJL/FAHOR, Sr. Fabrício explicou à todos sobre a parceria e sua importância regional como um programa inovador onde a empresa investe em jovens que depois podem se tornar seus colaboradores ao invés de contratar e só então investir.

Sr. Ricardo Santos e Jackson Schneider, representando a John Deere também falaram da importância do programa e como essa oportunidade poderá mudar a vida desses jovens selecionados. Deram inúmeros exemplos de suas vidas visando deixar claro, a esses classificados, a importância de aproveitarem a oportunidade e se dedicarem ao máximo para serem ótimos profissionais, pois é isso que todas as empresas procuram. Ao final, deixaram a mensagem de fazer tudo com o coração. Quem age com o coração sempre faz da melhor forma e colhe os melhores resultados.

O vice-diretor do CFJL, Sr. Wilson Hélio Hirt deu as boas vindas à todos e comentou sobre o histórico do Curso Técnico em Mecânica do CFJL, a importância do mesmo para a cidade e região, bem como da alegria de estar iniciando esse novo tipo de parceria com a John Deere investindo em jovens da sociedade e oportunizando que tenham uma formação e, assim consigam o primeiro emprego. Ainda, apresentou todos os professores do Curso Técnico em Mecância que estavam presentes: Valdir Garbrecht, Márcio Lang, Ilvo Paulo Haacke, Magnos Borgmann, Fernando Hallmann e Adriana Weber.

O coordenador do Curso Técnico em Mecânica, Prof. Magnos Borgmann também deu as boas vindas à todos e parabenizou os alunos pois, foram aprovados em um processo seletivo concorrido e isso já foi um grande passo. Agora é necessário se dedicar aos estudos e ao final de 2 anos se formar como Técnico em Mecânica.

O Prefeito Municipal, Sr. Antônio Lajús também usou a palavra para parabenizar os aprovados e contou algumas histórias da sua vida para salientar a importância da educação nas vidas das pessoas. Segundo o digníssimo prefeito, a educação vem em primeiro lugar e é necessário sempre optar por investimentos na educação, seja nas famílias ou no poder público.

Passado os pronunciamos os 30 alunos foram chamados para se apresentar publicamente e depois assinar um termo onde se comprometem em finalizar o curso em 2 anos. Os de menores tiveram o termo assinado pelos seus pais.

Ao final da aula, foi servidor um coquetel e todos os participantes puderam conversar e sanar dúvidas quanto ao curso, quanto a parceria e também foi um momento que os alunos puderam já conversar com seus professores.