Na quarta-feira, 15 de março, o vice-diretor Marcelo Blume e o professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção da FAHOR, Sirnei Kach, participaram da Assembleia Geral do Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM) representando a FAHOR. A Instituição foi convocada pelo Coordenador do FORCOM o Professor Antonio Roberto Lausmann Ternes. Os representantes das Faculdades integrantes se reuniram nas dependências da Faculdade Palotina – FAPAS, de Santa Maria.

Os principais assuntos discutidos foram: contexto atual das Faculdades Comunitárias, onde os representantes relataram as dificuldades na formação de novas turmas em 2016 e 2017 e, perda de receita ocasionada pela drástica redução do número de ingressantes. Outro tema que vem preocupando os dirigentes e foi pauta da reunião é a volta da discussão nacional sobre a manutenção da filantropia para as instituições de ensino.

A inclusão de itens na pauta para a negociação SINEPE x SINPRO também foi tema do encontro, além do levantamento de temas para uma audiência com o Ministro da Educação, sobre as Faculdades Comunitárias do Rio Grande do Sul. O Prof. Marcelo Blume representando a FAHOR, destacou a importância de iniciativas para atuação de forma conjunta entre as IES pertencentes ao FORCOM, propondo como ações iniciais a realização de projetos cooperados e atividades de intercâmbio internacional.