O dia 22 de março é lembrado como o Dia Mundial da Água. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

A FAHOR preocupa-se e valoriza este bem precioso. Desde a construção do seu primeiro prédio em 2006, uma cisterna com capacidade para 180 mil litros foi instalada para a captação de água da chuva e consequente reaproveitado em irrigação, descarga em banheiros, lavagem de pisos e calçadas. Até mesmo para uma emergência, em caso de incêndio, hidrantes foram instalados e preparados através deste armazenamento.

Com o projeto "Ações do Bem" além do cuidado com este recurso natural tão necessário e importante para a vida, a Faculdade realiza a preservação de nascentes e o reflorestamento de áreas que circundam toda a extensão do Campus Arnoldo Schneider, num total de 40 hectares de área preservada e melhorada.

A FAHOR também integra o Comitê de Bacia Hidrográfica Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, tendo como membro efetivo a professor Marliza Beatris Reichert. O comitê tem como principal função discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usos da água, definindo prioridades e intervenções necessárias à gestão integrada.