Na última segunda-feira, 29 de março, os alunos de Engenharia de Produção FAHOR da disciplina de Introdução à Engenharia de Produção visitaram a Gráfica Rex em Nova Candelária com o professor e Coordenador do curso Sirnei Kach. A visita também foi acompanhada pelo colaborador da empresa Robson Roehrs responsável pelo PCP e Luana Huber do RH.

A empresa iniciou suas atividades no ramo gráfico em 1979 produzindo calendários de bolso, blocos de notas e outros. Teve destaque em todo mercado nacional, de forma que hoje conta com 230 funcionários, atendendo diversos estados do país e atuando principalmente na fabricação de embalagens e, tem faturamento superior a R$ 4 milhões ao mês. Os principais clientes são: CBC cartuchos e Filter Mann. Além da fábrica em Nova Candelária, a empresa possui um centro de distribuição na cidade de Guarulhos em São Paulo, o que garante uma pontualidade de entrega, proporcionando satisfação do cliente e suporte para o crescimento da mesma.

Como explica o professor Sirnei, “os estudantes ao visitarem a empresa, puderam observar a organização do processo produtivo, observando disposição do layout que atua em uma produção puxada, sustentada por um estoque elevado de produto pronto em função do lead time de fabricação na prática. Da mesma forma há uma organização na fábrica, que se baseia em gestão visual de demandas auxiliando a efetividade do processo como um todo”.

Atualmente a gráfica trabalha 24 horas produzindo embalagens de diversos modelos e demandas. A empresa tem perspectiva de crescimento nos próximos anos considerando que no período de crise no mercado nacional, ela apresentou um crescimento médio de 20%. Também estão sendo iniciados as obras de ampliação do parque fabril, prospectando-se investimento em função da alta procura e efetivação de sua especialidade que passa a ser exclusivamente para embalagens. Ainda segundo Sirnei, “foi uma excelente oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento do conhecimento levando com base a organização e definição dos processos produtivos de uma indústria na prática".