Na última semana, um grupo de alunos e professores da FAHOR esteve em Não-Me-Toque, na Expodireto Cotrijal 2009. A feira, considerada uma das mais importantes de negócios do ramo no país e, também, para o MERCOSUL, está na sua 10ª edição e apresenta o que há de mais moderno em tecnologias para o Agronegócio, em máquinas e implementos, sementes e técnicas de plantio e irrigação, além de discussões sobre como desenvolver tecnologias agrícolas de forma sustentável.

O grupo de visitantes da FAHOR pode presenciar, por alguns minutos, a entrevista feita pelo Canal Rural ao Ministro da Agricultura, Sr. Reinhold Stephanes. Na entrevista, o Ministro levantou a questão sobre “o problema da legislação ambiental versus a expansão da tecnologia em pequenas e médias propriedades”.

Na verdade, há uma divergência entre o Ministério da Agricultura e o do Meio Ambiente no que se refere ao decreto 6686, que dá prazo para os produtores rurais averbarem as Áreas de Reserva Legal em suas propriedades.  Segundo relatos, as alternativas sugeridas pelo Ministro Stephanes para a problemática são: considerar que os produtores que tem APPs de 20% não precisem de reserva legal; permitir que, no Centro-Sul Brasileiro, se possa plantar em áreas de encostas e topo de morros e não punir os produtores que se apresentarem para regulamentar sua terra, mesmo que esta não esteja enquadrada no decreto, entre outras.