A noite de abertura do II Simpósio de Segurança do Trabalho foi realizada na quarta-feira, 3 de maio, no Auditório do CFJL/ FAHOR Unidade Centro. Com a presença do Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, do prefeito de Horizontina, Otacílio Lajus e dos professores organizadores do evento, Sirnei Kach , Coordenador do Curso de Engenharia de Produção e a professora Claudia Verdum Viegas, Coordenadora do Núcleo de Pós - Graduação e Extensão.

A primeira palestra trouxe a abordagem sobre os cuidados em relação aos mecanismos elétricos, nas considerações dos palestrantes da RGE. O técnico em Segurança, Daltro Rogério Radin e o Engenheiro Eletricista Luciano Müller falaram sobre a Campanha Externa de Prevenção de Acidentes Elétricos da companhia de energia.

De acordo com os palestrantes, os casos mais frequentes de acidente de trabalho se dão na construção e manutenção predial, mas também por descuidos dos usuários. Nesse sentido, em qualquer situação do dia a dia, seja em casa ou no trabalho é preciso observar com atenção os aspectos que envolvem a eletricidade, afinal de contas, ela não tem cheiro, não faz barulho, não tem cor e não é possível vê-la.

Na sequência, o Engenheiro Mecânico e Ergonomista da Brunning Tecnometal de Panambi, Karl Benchimol do Nascimento, abordou os desafios na redução de riscos ergonômicos em sistemas lean de produção. Karl compartilhou com estudantes, professores e profissionais a experiência e os conhecimentos aplicados no parque fabril com bons resultados.

Para Karl, são muitos fatores a serem analisados no momento de analisar a ergonomia, que vão muito além do ambiente, da qualificação e do tipo de máquina a ser operada. As questões psicossociais possuem muita relevância e podem ser essenciais no momento de diagnosticar essas questões dentro das empresas.

O II Simpósio de Segurança do Trabalho continua nas noites de quinta e sexta-feira, às 19h30min, no Auditório do CFJL/FAHOR Unidade Centro. Hoje, a palestra é com Fábio Bortolotti, que aborda a Fundamentação Prática da NR 35- Segurança no trabalho em altura; No segundo momento, às 21h15min, Elton Michelotti apresentará casos relacionados a implementação da Norma NR33 – Segurança para Espaços Confinados.