Com a coordenação dos professores Sirnei Kach, coordenador do Curso de Engenharia de Produção e da professora Claudia Verdum Viegas, coordenadora do Núcleo de Pós - Graduação e Extensão da FAHOR, o II Simpósio de Segurança do Trabalho encerrou na noite de sexta-feira, 5 de maio.

O evento contou com o apoio da Corsul, RGE, Bruning Tecnometal, Centro de Treinamento Estadual Resgate Médico, Aseg Engenharia e Ministério do Trabalho.

Na noite de encerramento, os temas trataram da fiscalização na aplicação das normas que regulamentam os aspectos de segurança do trabalho, pelas observações de Rudy Allan Silva, que é Auditor Fiscal do Trabalho na gerência de Santo Ângelo; e na sequência, as considerações do advogado Justino Girardi, juiz do trabalho aposentado, que falou dos direitos vinculados à saúde do trabalhador. 

Rudy Allan Silva, destacou a melhoria dos aspectos de segurança nas obras da região Noroeste, mas apontou a elevadíssima incidência de acidentes na construção civil, bem como o “arcaísmo de técnicas e de maquinário” como forma de incentivar o desenvolvimento de técnicas modernas para o dia a dia deste setor. “Sejam atores da transformação desta realidade”, encorajou o Auditor, ao analisar a realidade pelo viés da NR 18.

Já o advogado e juiz aposentado Justino Girardi, que também já atuou como professor dos Cursos de Economia e Engenharia Mecânica da FAHOR, compartilhou seu conhecimento analisando três principais fatores na segurança do trabalho: periculosidade, penosidade e insalubridade.