A primeira edição terá como foco a Robótica na Agricultura e envolve, principalmente, conteúdos e conhecimentos de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica e de software. A modalidade abrange conhecimentos teóricos e práticos de sistemas mecânicos, eletroeletrônicos, hidráulicos, pneumáticos, de programação e de controladores microprocessados. De acordo com o coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Cristiano Rosa dos Santos, "para alcançar os objetivos da prova é necessária uma perfeita harmonia entre essas áreas".

Para participar do evento, acadêmicos e egressos deveriam inscrever suas equipes formadas com seis integrantes: um engenheiro mecânico, dois engenheiros de controle e automação e mais três integrantes (estudantes e egressos destes ou outros cursos).

As equipes deverão apresentar um protótipo de robô capaz de se deslocar de forma autônoma em uma área com obstáculos. Este protótipo deverá estar montado de forma a solucionar as situações-problemas propostas. Nesta edição os robôs deverão executar tarefas relacionadas ao plantio, colheita e transporte, se movimentando na área de simulação, chegando aos pontos designados.

O coordenador do Curso, Cristiano R. dos Santos destacou na noite de segunda-feira, dia 8, os detalhes e as orientações técnicas para as equipes, que a partir de agora se debruçam na elaboração do projeto do Fahorobotics, que acontece em duas etapas.

A primeira etapa da prova é a elaboração do projeto e construção de um robô para executar as tarefas propostas pela prova e preparar toda a documentação relativa ao robô, até o dia 4 de setembro. Este projeto inicial será apresentado para uma banca.

A segunda etapa da prova é a própria competição, onde o robô deverá executar as tarefas pré-definidas e as tarefas apresentadas durante a prova, nos dias 2 e 3 de outubro de 2017.