Nos dias 4 e 5 de junho, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann e a Faculdade Horizontina realizaram o 1º Seminário de Estudos Ambientais (SESAM), que teve como tema: Integrando o Espaço Urbano com o Rural.

Foram dois dias com apresentações de trabalhos práticos e palestras e, como o tema propôs, aconteceram discussões acerca do espaço urbano, com a apresentação dos trabalhos sobre APO - Avaliação Pós-Ocupação da cidade de Horizontina, e, também, do espaço rural, com a apresentação dos trabalhos de Diagnóstico Ambiental de Propriedades Agrícolas.

Quanto ao espaço urbano, o objetivo dos trabalhos foi fazer uma análise da ocupação e do grau de satisfação dos usuários (moradores) com relação aos serviços públicos e o próprio grau de satisfação em residirem nas suas vilas e bairros. Nesta avaliação foram visitados todos os bairros e vilas da cidade de Horizontina, totalizando cerca de 400 moradores entrevistados.

Já na área agrícola, foram visitadas 25 propriedades rurais, nos municípios de Horizontina, Dr. Maurício Cardoso, Três de Maio, Independência e Santa Rosa. O objetivo desses trabalhos foi apresentar os principais impactos ambientais encontrados nas propriedades visitadas, buscando identificar soluções para estes problemas.

Todos estes trabalhos foram produzidos, de forma interdisciplinar, pelos alunos do Ensino Médio e Técnico do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, sob coordenação do Prof. Joel Tauchen.

Além destes, o 1º SESAM contou com duas palestras: na quinta-feira, representando a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, o Capitão Maders apresentou as ações referentes à área ambiental e a prática da Patrulha Ambiental nas ocorrências. E, na sexta-feira, o Projeto Água Limpa foi apresentado pelo Sr. Valdir Bündchen, coordenador do projeto. Ele falou sobre todo o projeto, desde seu planejamento/diagnóstico até a execução, que se iniciou com o lançamento do projeto.