Na quarta-feira, 10, os alunos de disciplinas ministradas pelo professor Rafael Luciano Dalcin participaram de uma visita técnica na Metalúrgica Candeia, de Santa Rosa. Os alunos de Processos de Fabricação III, da Engenharia Mecânica, e Processos de Fabricação, de Engenharia de Produção puderam complementar o aprendizado sobre os processos de fundição.

O objetivo da atividade foi proporcionar aos futuros engenheiros a oportunidade de conhecer na prática o processo de fundição em molde de areia, que é um dos mais utilizados atualmente em nossa região, na produção de peças para máquinas e implementos agrícolas. Nas aulas teóricas, os alunos já conheceram os processos de fundição mais tradicionais (fundição em molde de areia; fundição em molde permanente; fundição por injeção; fundição por microfusão; fundição por centrifugação) e as técnicas empregadas para fabricação de peças para a indústria metal-mecânica.

A Metalúrgica Candeia produz peças em ferro fundido cinzento e nodular, além de serviços de usinagem. Tem capacidade para produzir peças de até 80 kg utilizando o processo mecanizado, e até 2000 kg em processo manual. Atualmente a área total construída é 4000 m² para fundição e 1000 m² para usinagem, tendo uma capacidade instalada de 300 toneladas de peças/mês.

Durante a visita, o professor Sirnei Kach apresentou a metalúrgica e contribuiu com informações valiosas, explicando detalhes importantes que devem ser considerados no processo de fundição.