Você sabia que entre os mais preocupantes problemas encontrados nas indústrias químicas, petrolíferas, petroquímicas, navais e de construção civil são os ocasionados por processos corrosivos? A professora de Química, Sheila Bonetti, apresentou essas informações aos alunos e propôs um experimento a fim de identificar e conhecer o processo de corrosão do aço carbono, em diferentes meios.

A corrosão pode ocorrer de diferentes formas, e o conhecimento das mesmas é extremamente importante no estudo e identificação do processo corrosivo dos materiais. Segundo Gentil (1982), os processos de corrosão se constituem na degradação de algum material, em geral materiais metálicos, através de ações químicas ou eletroquímicas do ambiente em que se encontra, podendo ou não estar aliado a um esforço mecânico. O autor ainda complementa que, de forma geral, a corrosão ocorre de forma espontânea transformando constantemente os materiais, reduzindo sua durabilidade e seu desempenho.

A professora destaca que o conhecimento desses processos ajuda a evitar problemas em diversos tipos de engenharia. "A caracterização da forma de corrosão auxilia no esclarecimento de seu mecanismo bem como na aplicação de medidas adequadas de proteção, evitando-se desta forma que elas ocorram, ou então, possibilitando sua minimização", afirma a professora Sheila.

Ela relata que no Brasil, um dos métodos construtivos mais utilizados são as construções com base nas estruturas de concreto armado. "O concreto armado se caracteriza por possuir alta resistência à compressão, e por possuir PH alto, protege a armadura de aço. Neste tipo de construção é comum ocorrer os processos de corrosão tanto no concreto quanto nas armaduras de aço. E esta é uma área onde se pode aplicar este conhecimento, e ao estudar os processos de corrosão e filmes anticorrosivos, podemos agir de forma a evitar esse processo em qualquer tipo de engenharia", comenta a professora.