Na tarde da última terça-feira, 16, o Consultor em Propriedade Intelectual, da Mário de Almeida Marcas e Patentes, prestou consultoria para três empresas da incubadora da FAHOR. Paulo Roberto de Souza atendeu no Horizonte Ambiente Empreendedor, a Fantech, Orgreen e Brava Tech. O serviço prestado às empresas foi subsidiado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As orientações repassadas para os sócios das empresas foram no sentido de proteção da marca, que identifica e desenvolve o produto. Os empreendedores também receberam informações em relação à propriedade intelectual, como proteger as inovações tecnológicas de produtos e registro de marcas.

A Mário de Almeida Marcas e Patentes é uma empresa de Porto Alegre, que está no mercado desde 1958 e busca informar, principalmente por meio de palestras, as instituições que possuem e valorizam as incubadoras. O seu maior compromisso é com a proteção do patrimônio dos clientes. Paulo afirma que o seu trabalho é "trazer informações para os empresários, para que eles saibam como administrar e proteger suas inovações, impedindo principalmente a reprodução".

A Coordenadora do Núcleo de Apoio Empresarial da FAHOR, professora Cátia Bartz, afirma que a consultoria é muito importante, pois todas as empresas incubadas são de base tecnológica. "Essa consultoria é uma exclusividade para as empresas incubadas, que acontece de forma gratuita pelo SEBRAE e visa proteger as ideias dos nossos empreendedores", comenta Cátia.