Todos os cursos superiores no País, passam pelo processo de avaliação do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que produz indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre a qualidade da educação superior a toda sociedade.

No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.

O curso de Ciências Econômicas da FAHOR, após avaliação de seus indicadores pelo INEP/MEC obteve a renovação do reconhecimento com a publicação da Portaria 269, de 3 de abril de 2017, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a renovação de reconhecimento dos cursos passou a ser atrelada a um ciclo avaliativo, no qual todos os cursos superiores do País se inserem.

Para o coordenador do curso de Ciências econômicas da FAHOR, professor Stephan Sawitzki, a aprovação do Reconhecimento do Curso, por mais três anos, reforça a credibilidade e traz confiabilidade. “E precisamos destacar a credibilidade e a confiança de que o trabalho está sendo bem desenvolvido e que estamos formando bons profissionais para o mercado. Agora um novo ciclo avaliativo começa e manteremos o foco para uma educação superior de qualidade, que segue contribuindo para a formação de nossos alunos e influenciando o desenvolvimento econômico de nossa região. Para isso, contamos sempre com a colaboração e dedicação de cada colaborador e professor de nossa instituição, bem como o empenho de nossos acadêmicos de sempre buscar um nível de excelência”, destacou Sawitzki.

O vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume avalia que a melhoria continua do projeto do curso, do quadro de docentes, da infraestrutura, bem como o fortalecimento da relação dos estudantes com a instituição e esta com o mercado de trabalho do Economista, vem proporcionando resultados positivos e com isso atraindo mais interessados no curso e na ampla e promissora carreira de Economista.