A disciplina de Física II é cursada por alunos do Curso de Engenharia Mecânica, mas também de outros cursos, sendo uma das disciplinas que concentra conhecimentos que serão aplicados em diversas áreas da Engenharia.

Nessa semana, o professor Geovane Webler trabalhou o ensino da Dilatação dos Sólidos e o estudo da Capacidade Térmica de um Calorímetro. Os alunos após receberem informações teóricas, de conceitos e fórmulas, realizaram um experimento prático a fim de avaliar e observar o estudo.

O primeiro experimento mostrou que materiais metálicos sofrem influência da temperatura. E, num segundo experimento, os alunos observaram a quantidade de energia necessária para que ocorra a variação da temperatura de um corpo/material. 

Segundo relatou o professor, o conhecimento adquirido nesta área permite a aplicação prática em diversas áreas da Engenharia, sendo ela Mecânica, de Produção ou de Controle e Automação. “Trabalhamos com conceitos básicos e importantes, que vão auxiliar os alunos no decorrer do curso, ou seja, é um embasamento para construir as realidades a partir daqui. No dia a dia, o aluno terá condições de avaliar os materiais isolantes bem como vai aprender a avaliar os materiais de acordo com a facilidade de aumento de sua temperatura, o que é importante na hora de definir o tipo de material utilizado em cada demanda”, esclareceu o professor Geovane.