Os acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos da FAHOR fabricaram sua primeira cerveja artesanal do estilo Weissbier.

Os estudantes Deisy Gerhardt, Maria Eduarda Klein, Andressa Widz, Paula Stefanello e Rodrigo Lenz estão cursando a disciplina de Fundamentos de Engenharia, no primeiro semestre do curso e já estão envolvidos no projeto que envolve o conhecimento sobre os processos de fermentação na fabricação de alimentos e bebidas.

De acordo com a coordenadora do Curso, professora Claudia Verdum Viegas, em aproximadamente 20 dias a cerveja fabricada estará pronta para ser engarrafada. “Enquanto esperam o processo, os alunos estão preparando a apresentação que farão aos professores sobre o processo e o produto que fabricaram. No final do semestre, todos os grupos da disciplina farão uma apresentação de seus trabalhos e produtos, compartilhando aprendizado e experiências adquiridas”, destacou a professora.

A turma do 1º semestre está dividida em grupos e cada um desenvolve um trabalho para praticar o conhecimento obtido em sala de aula.

O tipo de cerveja Weissbier

O termo Weiss, em bom alemão, significa branco, que é a coloração natural das cervejas produzidas com esse cereal. Weissbier, portanto, significa cerveja branca e também remete ao uso do trigo na formulação da bebida.
A cerveja Weiss é uma receita tipicamente alemã elaborada com trigo, com graduação alcoólica de 5 a 6% e não filtradas, característica que permite a ação das leveduras adicionadas na bebida, mesmo após a sua saída da cervejaria para comercialização. Essa ação constante das leveduras produz um sabor único e frutado à grande maioria das Weiss, que geralmente remetem ao cravo, à banana, à maçã ou à mistura de várias frutas. Além disso, a presença das leveduras confere a bebida uma turvação característica, só encontrada nessas cervejas de trigo