A Biblioteca é utilizada como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem, na vida acadêmica. Mesmo com os benefícios da internet, os livros ainda são uma das melhores fontes de pesquisa.

A Biblioteca Castro Alves oferece um acervo de milhares de obras em diversos espaços para atender a comunidade escolar do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann e da Faculdade Horizontina.

Nos últimos dias, a Biblioteca do Campus recebeu novos investimentos e melhorias na quantidade e qualidade de seu acervo, completando bibliografias dos novos cursos e trazendo mais opções aos acadêmicos, em obras específicas sobre as áreas do conhecimento e estudo.

O investimento total no último ano, de junho de 2016 a maio de 2017, foi de R$ 71.418,53 sendo que, somente no último mês, foram investidos 30 mil reais em livros.

Os títulos mais recentes abrangem as áreas de eletrônica, programação, arquitetura de computadores, arduíno, sistemas pneumáticos, sistemas hidráulicos, robótica, sistemas digitais, controle de sistemas, redes industriais e inteligência artificial.

Além disso, a Biblioteca adquiriu a Norma BS OHSAS 18001 - Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional: Requisitos, 2017. A norma está disponível para consulta na Biblioteca, mas não pode ser feito empréstimo domiciliar.