Você já deve ter ouvido que as coisas estão mudando muito rápido, não é mesmo? Imagine no mundo dos negócios, onde as novidades aparecem hoje e amanhã os clientes já estão batendo a sua porta em busca do novo.

Na Engenharia da Produção é preciso estar muito atento e ter importantes informações para seguir no ritmo das demandas e, quiçá, estar a frente delas. Como ser competitivo, produtivo e ter alta performance na indústria?

O Eduardo Lazzarotto, da empresa de Sistemas CODI, de Caxias do Sul, mostra que as informações obtidas na empresa/indústria se conhecidas e bem analisadas são o ponto de partida para as tomadas de decisões que precisam ocorrer, cada vez mais, de forma mais rápida e acertada. “A cada dia as decisões são tomadas com menos informações, pois são tantas, que acabamos nos abraçando às mais confiáveis e de forma rápida, decidimos. Uso uma frase de Deming, ele diz que o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Por isso a importância de obtermos boas informações. Nós buscamos identificar quanto de valor agregado a empresa está produzindo e o quanto ela está perdendo e assim, poder gerenciar e ter melhores resultados, principalmente financeiros”, destacou Lazzarotto.

A palestra da CODI Sistemas foi realizada na Sala EP 01 e reuniu estudantes das diversas áreas da Engenharia da FAHOR, na noite desta segunda-feira, dia 20 de junho. Ele também falou sobre Indústria 4.0 e suas influências nos processos de produção e na indústria. No vídeo você tem mais informações sobre os temas discutidos: