Na última semana, os alunos da disciplina de Gestão da Produção, do Curso de Engenharia Mecânica da FAHOR apresentaram os relatórios dos Estudos de Caso realizados em empresas do município de Horizontina e região. Na atividade proposta pela professora Francine Centenaro, os alunos visitaram a empresa, conheceram o histórico, principais clientes, atividades desenvolvidas e formas de organização e planejamento. Os acadêmicos visitaram supermercado, instituição de ensino e indústrias de alimento, metalúrgica e moveleira.

Na segunda etapa desta atividade, os alunos conseguiram mensurar as capacidades projetadas, a forma de gestão da produção adotada, analisar o layout implementado, bem como identificar possíveis melhorias a serem praticadas pelos gestores. Isso permite que, a partir desta análise de resultados, se torne possível um aumento na produtividade e na qualidade dos produtos ou serviços prestados.

Segundo relatos dos acadêmicos, a diversidade das atividades das empresas objetos de estudo permitiu uma visão mais ampla da aplicação dos conceitos e teorias discutidos durante as aulas de Gestão da Produção, além de outras disciplinas do curso de Engenharia Mecânica. Devido à predominância do setor metal-mecânico em nossa região, muitas vezes a aplicação destes conceitos acabam voltando-se apenas a este segmento e a atividade realizada permitiu conhecer a realidade de empresas em diversos setores.

A professora Francine ressalta que a realização da atividade foi de grande valia para os acadêmicos. “Foi possível reunir tudo o que foi estudado durante o semestre, além de mostrar que os Engenheiros Mecânicos têm possibilidades e espaço para atuação em diversos e diferentes segmentos de mercado”, destaca Francine.