No ano em que se comemora os 500 anos da Reforma Luterana é imprescindível tratar de seu legado para a educação. Nesse sentido é que a Rede Sinodal de Educação promove nesta sexta e sábado, o 7º Congresso de Ensino Superior da Rede Sinodal, na cidade de São Leopoldo, nos ambientes da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia).

No evento participam 23 professores da FAHOR, que formam a maior delegação do evento e a mais numerosa representação que a FAHOR já teve num Congresso.

O evento aguardado desde o início do semestre pretende fazer um resgate dos princípios e impactos na educação a partir da perspectiva luterana e avaliar a trajetória educacional trilhada até a atualidade. De acordo com a organização do evento, as 95 teses de Lutero não visavam apenas a criação de uma nova igreja, mas oportunizaram a trajetória dos acontecimentos que conhecemos como Reforma Luterana.

Na tarde desta sexta- feira, conforme relato do vice-diretor Marcelo Blume, que acompanha o grupo de professores juntamente com o diretor Sedelmo Desbessel, a abertura do Congresso apresentou o tema “500 anos de Reforma Luterana: Desafios para o melhoramento da sociedade”, com o Dr. Wilhelm Wachholz, Reitor da EST. E, na sequência, o painel: “Contribuições de uma universidade luterana”, com Dr. Haroldo Reimer (Reitor UEG); Eltor Breunig (vice-reitor da UNISC) e Dr. Ricardo Willy Rieth, vice-reitor da Ulbra/Canoas.

Durante o sábado a programação é formada por minicursos, visitas às instalações da Faculdades EST e painel sobre a qualidade e Competência Docente na Universidade: Uma perspectiva luterana. O Congresso encerra no final da tarde de sábado, 1º de julho.