Com o final do semestre se aproximando, os alunos passam a apresentar os resultados de todo um período de aprendizagem. Especialmente os cursos de Engenharia Química e de Alimentos, que encerram neste mês de julho, o primeiro semestre do Curso.

E foi nessa semana que os alunos apresentaram suas primeiras criações, tanto no desenvolvimento de produtos alimentícios, a exemplo de iogurte e cerveja; como em produtos feitos de matéria-prima vegetal, a exemplo dos óleos essenciais.

A partir da extração de óleos, os alunos de Engenharia Química criaram hidratantes e aromatizadores. Já no curso de Engenharia de Alimentos o desafio foi trabalhar com a fermentação, e foram criados iogurte e cerveja artesanal, do tipo Weiss.

Os alunos apresentaram os projetos, as teorias, conhecimentos sobre os processos de fabricação e depois, oportunizaram a degustação dos produtos entre colegas e professores.

Na degustação da cerveja, os alunos tiveram uma breve experiência de como são feitos os testes sensoriais, onde o consumidor prova diversas marcas de um mesmo produto e expõe sua preferência.

“Podemos concluir que os alunos entenderam o conteúdo proposto e compreenderam o que é importante nos processo de fabricação, com o foco na fermentação. Assim como o iogurte, a cerveja produzida se equivale a tantas outras existentes no mercado, e é comparada a uma marca belga, que produz uma cerveja do tipo Weiss de altíssima qualidade. Estamos satisfeitos com o trabalho e com o envolvimento dos alunos nessa tarefa. Com isso surgiram mais ideias e teremos novos desafios para o segundo semestre”, avaliou a professora Cláudia Verdum Viegas.