Na noite desta segunda-feira, 10, empresários de Horizontina estiveram reunidos no Horizonte Ambiente Empreendedor para um Workshop sobre Inovação, com a participação do advogado e consultor David Escobar, da 4 CI, situada em Joinville-SC. Com a parceria de Rosnei Silveira, da Siltec de Horizontina, o consultor da 4 CI compartilhou algumas experiências relacionadas à criação e financiamento de ecossistemas de inovação, um dos focos da empresa, e, também ouviu as demandas dos empresários e seus desafios para praticar ações inovadoras.

David destacou que uma das maneiras de atingir a inovação é resolver três grandes desafios: Tecnológico, Mercadológico e Financeiro. "Hoje o empresário não deve apenas se perguntar como garantir que sua empresa ou produto seja perene, deve fazer com que seu cliente tenha futuro, para que ele consiga crescer e gerar receita com o produto que ele adquiriu", destacou David.

Para o empresário Rosnei, esses momentos de compartilhamento de ideias precisam ser aproveitados e, nesse sentido, diz que Horizontina é diferenciada. "Temos em nossa cidade um entendimento muito positivo por parte dos empresários. Lotamos uma sala nesse início de semana para discutir, planejar e pensar em nossas empresas.

Entretanto, não é suficiente apenas falar sobre inovação. É preciso gerar valor, o cliente precisa perceber que você está agindo de forma inovadora, que está buscando inovação em seus produtos", comentou.

Para David o Ambiente Empreendedor é um espaço indispensável para o empresário. "Empreender ainda tem sido uma tarefa solitária. Por isso, um ambiente como este, reúne empresários que muitas vezes compartilham dos mesmos problemas, assim, podem resolvê-los numa conversa de 5 minutos; podem compartilhar suas expectativas, um ambiente desses é crucial para o empresário que quer empreender, que quer inovar", afirmou.