Já se disse que uma ideia é apenas uma ideia. Mas, para executá-la com sucesso são necessárias informações, análises, conhecimentos, pesquisas e, para aumentar as chances de sucesso, a ajuda de um profissional da área. No mundo empresarial, o profissional formado em Ciências Econômicas pela FAHOR terá condições de avaliar a viabilidade dos projetos que se pretendem executar. Na disciplina de Elaboração e Análise de Viabilidade de Projetos, que encerrou na última semana, foram apresentadas as empresas criadas pelos alunos durante a disciplina. Nesta disciplina os acadêmicos partem de uma ideia e colocam em prática toda a análise para criação de uma empresa.

Segundo o professor e coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR, Stephan Sawitzki, a análise passa pelas seguintes etapas: estudo de mercado, análise da concorrência, engenharia do projeto, análises financeiras de produção, venda, tributação, entre outros. "Os alunos criam e analisam a viabilidade de um novo negócio ou ampliação de um negócio já existente. Nesse semestre foram criadas empresas de e-comerce de varejo, alambique, criação de peixes, e-comerce para supermercados, padaria delivery e quadras para prática esportiva. Com base nas análises apresentadas, os alunos concluíram que alguns desses empreendimentos eram viáveis e outros não.

A prática capacita, dá maior segurança, e fornece as ferramentas necessárias para uma boa avaliação ao empreender", explica o professor.