O Seminário de Inovação e Empreendedorismo da FAHOR, realizado na noite de quarta-feira, 26 de julho, em Doutor Maurício Cardoso, provocou um saudável debate entre as lideranças que se reuniram no Auditório da Casa de Cultura.

A FAHOR investe na promoção de eventos de formação continuada e aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, o SIEF é um evento que se destaca pelo direcionamento de seu foco em diversas áreas, como: economia, indústria, serviços, automação, eletroeletrônica, inovação e negócios. E, na aproximação com municípios parceiros leva análises realizadas pelos pesquisadores da instituição com o intuito de mostrar potencialidades, fraquezas e ajudam a avaliar se os investimentos realizados estão de acordo com a realidade do município.

O vice-diretor, Marcelo Blume apresentou a estrutura de cursos da Faculdade e indicou algumas atividades que podem ser desenvolvidas em parceria, com o intuito de dar sequência aos temas que tratam de empreendedorismo e inovação, para transformar essas ideias em novos negócios para o município. Também foram apresentadas algumas propostas para a área da educação, no desenvolvimento de oficinas na área da matemática, bem como orientações no setor primário, no sentido de transformação da matéria-prima, para agregar valor aos produtos do município.

Uma característica forte do Município de Doutor Maurício Cardoso é a agricultura, tendo a soja, o milho, o trigo e a bacia leiteira como principais produtos. Entretanto, 70% das propriedades rurais possuem de 5 a 20 hectares, trazendo a reflexão se as commodities tradicionais seriam realmente a melhor atividade para esse espaço territorial.

Atividades de agroindustrialização, por exemplo, apontadas pelos professores da área de Economia, Stephan Sawitzki e Márcio Kalkmann, mostraram que a renda das famílias aumentou quatro vezes a partir da transformação dos produtos primários, como carne, frutas e derivados de leite.

Já os professores da área de Administração, Desenvolvimento e Marketing, Jonas Silva e Marcelo Blume, mostraram que uma mudança de atitudes e de uma consciência de comunidade, poderiam trazer melhores resultados no mundo dos negócios, sejam eles na área de serviços, comércio, indústrias ou na agricultura.

O SIEF foi acompanhado pelo prefeito Marino Pollo, pelo secretário de Administração, Nelson Nieski, secretário de Educação, Josemar Reghelin, colaboradores de instituições financeiras, acadêmicos, pelo presidente da ACIPS, Rogério Zamberlan e empresários associados.