O Programa Café com Economia tem duração de 15min e vai ao ar todas as quartas-feiras, às 8h15min, pela Rádio Olinda FM – 101,3 de Horizontina, durante a programação do Jornal da Manhã. A iniciativa surgiu em 2016, portanto, encontra-se em seu segundo ano de transmissão. Inicialmente, a então coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Faculdade Horizontina, Jaqueline Primo Nogueira de Sá, discutia a possibilidade junto com os professores do curso, quando o radialista Paulo Roberto Staziaki acolheu e levou adiante a ideia.

Para o atual coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Stephan Sawitzki, o intuito do programa é aproximar os ouvintes de assuntos relacionados a economia, política econômica e bem-estar financeiro. “É um espaço aberto e democrático de troca de informações e conhecimentos com o objetivo de ajudar no crescimento e desenvolvimento das pessoas, do município e da região”, comenta Sawitzki.

Para aproximar ainda mais acadêmicos, professores e ouvintes, a FAHOR está buscando iniciativas para que o acesso às informações seja facilitado. A primeira novidade são as transmissões ao vivo, pelo Facebook da FAHOR, em que os internautas também podem acompanhar o programa em tempo real pela internet. Outra inovação são as sugestões de assuntos por meio do site da faculdade, que disponibiliza um link de acesso a um questionário para sugestões. Qualquer pessoa pode sugerir temas que gostaria de ouvir, ou tem dúvidas, podendo se identificar ou não, basta acessar o link na imagem a seguir: 

Até o momento, várias temáticas foram abordadas, como: reforma da previdência e trabalhista, corte de gastos, educação financeira, educação fiscal, formação de preços de commodities agrícolas, empreendedorismo, mercado financeiro, impacto das crises políticas na economia, orçamento público, crescimento e desenvolvimento econômico, entre outros assuntos relacionados à economia e política.

Participam da programação semanal professores e/ou alunos de Economia, além do apresentador Paulo. Para os acadêmicos, o desafio acaba sendo maior, pois como estudantes, por vezes ainda em busca de conhecimento, precisam ter informações e uma opinião qualificada sobre os assuntos abordados, para que seja possível auxiliar os ouvintes com as temáticas tratadas. “Para os alunos, é uma oportunidade de estar atento ao que está acontecendo, e ter uma visão com um olhar para fora da sala de aula, além de oportunizar que eles mesmos expressem no programa, seus pontos de vista, suas expectativas e se mostrem como bons profissionais para a comunidade”, destaca o professor Stephan.