No dia 21 de setembro, os(as) acadêmicos(as) do componente curricular “Materiais de Construção - EP04”, tiveram uma aula prática sobre metalografia (análise metalográfica dos aços), realizada no Laboratório de Materiais da John Deere Brasil - Unidade de Horizontina.

Segundo o Prof. Vanderlei da Rosa, “o objetivo da aula foi proporcionar conhecimentos de equipamentos e procedimentos de metalografia e, desta forma, despertar o interesse sobre o tema”.

Os conteúdos desenvolvidos foram: comentário geral (cuidados na preparação de CPs e na execução da análise metalográfica; relatórios de ensaios); etapas do processo de metalografia (definição da área a ser analisada; corte; embutimento; identificação; lixamento; polimento; limpeza; ataque químico; análise); interpretação de microconstituintes (Ferrita; Perlita; Austenita Retida; Grafita; Ledeburita; Martensita; Bainita); análise quantitativa (rocedimento da análise; noções sobre o software utilizado; normas aplicadas na análise); cálculos de proporção de fases e estimativa de dureza (cálculos práticos de ferrita e perlita; cálculos práticos de estimativa de dureza).