Entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro os colaboradores do CFJL/ FAHOR terão oportunidades de aprendizado que ultrapassam as vivências do local do trabalho, afinal, segurança, qualidade de vida e comportamento são intrínsecos ao dia a dia das pessoas.

E são esses assuntos que estão na programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que tem como tema em 2017: “Avançando na Segurança, Saúde e Educação”. O assunto integra a programação das comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana e neste ano a SIPAT destacará a importância da educação e da cultura da prevenção em saúde e segurança do trabalho, a partir de palestras e cursos de formação e capacitação. As duas Comissões (CIPA), do CFJL e da FAHOR, trabalham juntas nesta tarefa de educar e cuidar. O presidente da CIPA do CFJL é o vice-diretor do noturno do CFJL, Vilson Hirt e a presidente da CIPA da FAHOR é engenheira química e professora, Darciane Kerkhoff.

Para a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da FAHOR, Darciane Kerkhoff, a segurança do trabalho é um conjunto de ciências que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. “Inserido nesta definição, compartilhamos que através das atividades ativas, das quais uma delas é a promoção de treinamentos, com este foco, buscamos assim melhorar a educação e a cultura de todas as pessoas que hoje integram a Instituição, trazendo para o debate temas de nosso cotidiano, como o comportamento seguro no trânsito e a qualidade de vida”, destacou.

Para Darciane, quando a Segurança é um verdadeiro valor ela vai além dos "prédios" da Instituição. “Partindo do pressuposto que o ser humano é a maior medida dos valores de uma organização, o tema levará a plateia reflexões sobre como encaramos (e sobretudo como vivemos) a Segurança em nossas vidas. Através de uma narrativa dinâmica por parte da Brigada Militar, esse momento fará pensar se realmente temos comportamento seguro, não só no trabalho, mas em todas as áreas de nossa vidas, em especial no trânsito”.

Outro tema que será abordado em palestra do médico Eduardo Teixeira é a qualidade de vida. “Em razão dos grandes avanços tecnológicos, da intensa competitividade no mercado, das mudanças constantes no ambiente organizacional e até mesmo da percepção do tempo como um recurso pouco abundante, as pessoas tendem a sofrer mais com o stress em seus relacionamentos profissionais diários. Com isso, se torna cada vez mais necessário aprendermos a administrar e controlar nossas emoções para termos uma melhor qualidade de vida no trabalho e fora dele”, comenta.

Nessa semana, a programação é a seguinte:

  • 30/08 – vídeos educativos disponibilizados durante os turnos de trabalho;
  • 31/08 – 14h: Palestra com a Brigada Militar - FAHOR
  • 01/09 – 14h: Ginástica Laboral FAHOR 16h: CFJL
  • 04/09 – 13h45 Palestra com Eduardo Teixeira – CFJL
  • 06/09 – 14h Treinamento em primeiros socorros e NR’s - CFJL