O consultor de negócios e empresário da área moveleira Valdir Antônio Caon participou de uma aula do Curso de Engenharia de Produção da FAHOR.

O empresário veio para Horizontina a convite do coordenador do Curso, Sirnei Kach e do vice-diretor, Marcelo Blume, e participou da disciplina processos Moveleiros.

Na oportunidade Caon apresentou assuntos relacionados a produção moveleira, materiais utilizados, tecnologias aplicadas nos processos e tendências de mercado. De acordo com o consultor, as maiores influências trazidas para o setor vêm do mercado europeu com suas tendências e tecnologias. “O ciclo de mudança é muito curto e surgem a todo momento. Isso porque os móveis hoje, fogem da sua função essencial, vindo a desempenhar um grande papel no estilo e moda, atendendo desejos e busca diferenciada pelo consumidor”, destacou aos estudantes.

Ainda segundo Caon, é fundamental ao empresário desse ramo se manter em atento às novidades, uma vez que o conhecimento passou a ser passageiro, o que foi aprendido há 10 anos, de pouco serve hoje.

Ele comentou ainda que algumas empresas gaúchas, apesar das dificuldades típicas do mercado, conseguem se destacar em meio a grandes marcas mundiais, assim como empresas regionais que trabalham com produtos de qualidade distinta, investindo em materiais e tecnologias avançadas.

A FAHOR preocupada com as mudanças de mercado e necessidade de envolver seus estudantes com diferentes segmentos de produção, se esforça para que empresários dos mais diversos setores venham fazer suas contribuições com os cursos da Instituição.

“Neste caso específico da Engenharia de Produção, o entendimento dos processos, mercados e suas tendências, bem como o desempenho em relação a economia precisam ser considerados, para que as empresas conheçam a importância do empenho e dedicação naquilo que fazem", comentou o coordenador do Curso, Sirnei Kach.