De 21 a 28 de agosto o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Faculdade Horizontina promoveu atividades especiais alusivas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

Na noite desta quarta-feira, 6 de setembro, os acadêmicos da FAHOR, os estudantes do Ensino Médio Noturno e do Curso Técnico em Mecânica do CFJL, receberam o jovem Felipe Rafael Diel que apresentou um relato espontâneo e animado de sua história de superação e seus desafios de inclusão. Felipe nasceu com Síndrome de Down e passou sua vida superando desafios. Pelo seu exemplo foi convidado para participar deste momento de reflexão proposto pelo Projeto de Acessibilidade e Inclusão da FAHOR.

Ele relata sua admiração pelo ensino e afirma gostar muito da sua graduação em Educação Física EAD, na qual iniciará o estágio ainda neste semestre. Acompanhado pela mãe Dirhce Maria Diel, ele destacou o apoio da família em todos os momentos, inclusive na faculdade, onde sua mãe o acompanha. Falou sobre suas experiências, a importância do incentivo e do carinho de todos que lhe cercam e apoiam incondicionalmente.

Nesse sentido, o depoimento de Felipe é um grande exemplo para todas as pessoas, especialmente aos jovens que muitas vezes podem se sentir desmotivados frente aos desafios em relação aos estudos, trabalho, e outros obstáculos. “Observamos dessa forma que a motivação e a força de vontade estão dentro de cada um de nós e nos fazem superar as adversidades”, comentou a psicóloga do NAP, Aline Riffel.