A Faculdade Horizontina tem ofertado Cursos de Qualificação em diversas áreas e alguns deles de forma gratuita, como os de Língua Alemã e Língua de Sinais. O Curso de Língua Alemã está no Módulo II e o de Libras, iniciou nessa semana.

A oferta de um Curso de Libras representa um avanço para a valorização da língua de sinais e para a capacitação dos participantes. O Curso possibilita o conhecimento sobre a vivência e as necessidades dos surdos e contribui para a inclusão deles na sociedade, a exemplo do professor do Curso, Roney Anderson Bezzerra, que tem formação superior e em Prolibras, sendo que atua também no Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann.

Ter conhecimento em Libras é um grande diferencial atualmente. Aprender com um professor com formação e dar oportunidade para estes profissionais são dois diferenciais do Curso oferecido pela FAHOR.

Na primeira aula, o professor Roney relatou um pouco sobre sua trajetória de vida, desde o nascimento até os 20 e poucos anos de vida, que foi quando aprendeu Libras. Por esse motivo, se diz que ele é surdo oralizado, pois ele fala.

No primeiro momento da aula os alunos contaram com o auxílio de uma intérprete, quando ele falava sobre sua história, para auxiliar na compreensão. No restante da aula, o contato dos alunos foi direto com o professor e os primeiros conteúdos ensinados foram o alfabeto e os números. Os alunos já praticaram, na primeira aula, os seus nomes na língua de Sinais.

Como ainda existem poucos profissionais qualificados, são muitas as oportunidades para aqueles que sabem utilizar a Língua de Sinais. O mercado oferece muitas vagas para intérpretes devido à legislação que estabelece o direito do indivíduo surdo de ser atendido em seu idioma em qualquer instituição pública.

As aulas do Curso de Libras acontecem nas segundas-feiras à noite, das 19h às 22h, no CFJL e o segundo encontro está marcado para o dia 11 de setembro.