O artigo de Pablo Diego Schrammel, egresso da 1ª Turma do MBA em Gerenciamento de Projetos da FAHOR, foi selecionado e será apresentado oralmente durante o Congresso do Project Management Institute (PMI) deste ano. O 14º Congresso de Gerenciamento de Projetos é um evento organizado pelo Capítulo do PMI Rio Grande do Sul. Trata-se de um dos maiores eventos desta área no Brasil, ocorre anualmente e conta com mais de 500 participantes.

O artigo “Gerenciamento de um Projeto de Migração de Infraestrutura de Servidor Utilizando Metodologia Híbrida”, foi desenvolvido a partir do trabalho de conclusão de curso do MBA realizado na FAHOR e orientado pela professora Deborah Osório.

De acordo com Pablo, o estudo avalia a utilização de duas ferramentas de Gerenciamento de Projetos: O PMBOK, que é um guia de melhorias práticas e técnicas em gerenciamento de projetos e é mantido pelo PMI; e o PM Canvas criado pelo brasileiro José Finocchio Júnior, que é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que explora as habilidades visuais humanas.

“Tendo cumprido o processo de planejamento, execução e monitoramento de um Projeto de Migração das Aplicações de Desenvolvimento de uma empresa desenvolvedora de sistemas, foi possível concluir que a combinação destas ferramentas trouxe maior agilidade e diminuição de custos na execução de projetos dada à facilidade em se ter a visão e domínio de todo o escopo do projeto. Com base neste caso, foi elaborado um modelo de gerenciamento de projetos que foi adotado pela empresa, fundamentado em uma única planilha com todas as informações necessárias que pode ser compartilhada "on-line" através da plataforma do Google Docs”, explicou.

O coordenador do MBA, engenheiro, mestre e professor Guilherme Beras, destaca que é uma importante conquista levar egressos e o nome da FAHOR nesse Congresso, considerando que é um dos maiores eventos em PMI do Brasil.