Inicia nessa semana a disciplina da Pós- Graduação em Segurança do Trabalho da FAHOR, que será ofertada também como Curso de Qualificação: Higiene do trabalho: Agentes Físicos.

A higiene ocupacional é a ciência responsável por antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os agentes ou processos produtivos utilizados que colocam em risco a saúde e integridade do colaborador em seu ambiente de trabalho. A disciplina será ofertada em quatro finais de semana: 22 e 23 de setembro, 29 e 30 de setembro, 06 e 07 de outubro e 20 e 21 de outubro.

O professor João Baptista Beck Pinto, é referência nacional na área, tendo formação em Engenharia Mecânica, é especialista em Segurança do Trabalho, Gestão Empresarial e Engenharia da Qualidade e higienista ocupacional, certificado pela ABHO - Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais.

Este professor é referência em Segurança do Trabalho e principalmente em Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas e Equipamentos, sendo que participou das reuniões do Grupo Técnico Tripartite que discutiu e aprovou a NR 12, opinando e acompanhando o processo como consultor da bancada patronal e atualmente integra a Comissão Nacional. Ele coordena grupo na Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq/RS) que produziu manual detalhado sobre como aplicar a NR 12 às prensas e similares.

Nas aulas que vai ministrar na FAHOR, o engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho João Baptista compartilhará sua experiência em segurança de processos industriais em fábricas do ramo metalúrgico e têxtil, e em proteção de máquinas.