Uma proposta ousada e desafiadora prende a atenção dos acadêmicos do Curso de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Mecânica da FAHOR. Os alunos são incentivados a usar a criatividade, o conhecimento e a colaboração de egressos para desenvolver robôs. Esta primeira edição tem como foco a Robótica na Agricultura e envolve, principalmente, conteúdos e conhecimentos de mecânica, elétrica, eletrônica e de software.

Nessa semana, as equipes apresentaram os projetos elétrico e técnico, na primeira etapa da competição. A próxima fase acontece nos dias 2 e 3 de outubro, quando os robôs vão executar as tarefas, a partir dos comandos e das exigências da prova, que será organizada pelo coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Cristiano Rosa dos Santos.

O acadêmico do 7º semestre do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Cristiano Luís Reisner Fekete, afirma que a programação em Arduino é a mais desafiadora. “É preciso incluir no projeto desde o desenho das peças utilizadas, descrever o que foi utilizado na montagem da estrutura do robô e observar a parte de programação, para que o robô execute as tarefas de forma autônoma, sem intervenção humana no momento da prova. Mas é o desafio que nos dá a motivação e a energia para participar dessa competição e nos dedicar a isso”, comenta o aluno.

Outros aspectos como peso, tamanho entre outras especificações também foram critérios exigidos para a competição. Nos dias 2 e 3 de outubro, a comunidade é convidada a assistir as provas, que acontecem no Hall do CT – Centro de Tecnologia, no Campus da FAHOR, a noite. A final está prevista para a noite de terça-feira, 3 de outubro, às 21h30min.