A dedicação e o empenho dos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica da FAHOR foram apresentados aos demais colegas e acadêmicos, durante a 4ª Mostra de Mecanismos da FAHOR, realizada dia 26 de setembro.

De acordo com a professora coordenadora do evento, Francine Centenaro, a Mostra apresentou o resultado de algumas atividades acadêmicas realizadas nesses cursos. A Mostra de Mecanismos reúne o aprendizado das disciplinas de Mecanismos, Projeto de Produto, Elementos de Máquinas, Física e Desenho, nas turmas do primeiro e segundo semestre de 2017. Os acadêmicos precisaram desenvolver desde o estudo teórico, científico e técnico, realizar os cálculos necessários e ainda construir os protótipos das soluções apresentadas.

O intuito da Mostra de Mecanismos é motivar os alunos a compreenderem a transmissão de movimentos, que é o que faz as máquinas funcionarem, ou seja, a transmissão do movimento de um componente para outro e também despertar a criatividade na busca de soluções e melhorias. Nesse sentido, os acadêmicos trouxeram diversas possibilidades, utilizando correias, roldanas, rodas dentadas, de acordo com o objetivo de cada projeto.

Entre as soluções apresentadas, um batedor de melado, braços hidráulicos, elevador de auxílio para pessoas incapacitadas, um projeto de manufatura de um esmagador de latas, fresa, entre outros.

Mostra de Mecanismos também mostra soluções ambientais e sociais.

Algumas das soluções apresentadas mostram a preocupação doa acadêmicos com questões ambientais e também sociais. Um dos grupos criou uma máquina para esmagar latas de alumínio, sendo que em 40 segundos, 13 latas são amassadas, mantendo um tamanho padrão e diminuindo o espaço ocupado para o transporte e posterior reciclagem.

O grupo pretende doar a máquina para uma instituição filantrópica, para auxiliar no trabalho de reciclagem de latas já desenvolvido. "Hoje eles possuem um equipamento que esmaga uma lata por vez. Aqui trouxemos a possibilidade de esmagar 13 latas a cada 40 segundos, por exemplo", comentou um dos estudantes.