A Faculdade Horizontina oferece diversos Cursos de Qualificação, nas áreas de Engenharia e Gestão e Desenvolvimento que acontecem junto às aulas de Pós-Graduação. No mês de outubro serão realizados três cursos: Engenharia de Qualidade, Gestão Estratégica de Custos e Arduino Módulo II.

Curso de Qualificação em Engenharia de Qualidade

Esse curso possui carga horária de 36 horas e será ministrado pelo professor Alejandro Germán Frank, que é graduado em Engenharia Industrial e Mestre, Doutor e Pós-doutor em Engenharia de Produção. O curso tem início no dia 6 de outubro, no Campus Arnoldo Schneider, no MBA em Manufatura Enxuta e Sistemas da Qualidade. No conteúdo, controle de processo pelo método Taguchi por atributos e variáveis; ferramentas estatísticas para medir satisfação e identificar necessidades de clientes; métodos para determinar prazo de prateleira (shelf-life); modelos de estatísticas para dados de confiabilidade, manutenção, entre outros. O curso acontece nos dias 6 e 7 de outubro, 17 e 18 de novembro e 15 e 16 de dezembro.

Curso de Gestão Estratégica de Custos

Esse curso acontece junto ao MBA em Gestão Empresarial. Vale antecipar que embora esse assunto seja de grande importância, muitas empresas não aplicam o conceito de gestão de custos e deixam apenas no papel o que poderia ser a resposta para muitos problemas. Para esclarecer todas as dúvidas dos participantes do Curso, a FAHOR traz para ministrar esta disciplina, o professor Fernando Fontoura, que é docente na FVG, Fargs, e professor convidado da UCS em cursos de especialização e MBA. Ele é autor do livro: Gestão de Custos: Uma visão integradora e prática dos métodos de custeio. A disciplina acontece nos dias 6, 7, 20 e 21 de outubro.

Arduino Módulo II

E nos dias 21 e 28 de outubro será realizada a Qualificação em Arduino Módulo II, com o engenheiro de Computação, mestre em Ensino Científico e Tecnológico, professor Claudio Tomm. Venha conhecer as funcionalidades avançadas do Arduino e módulos complementares como sensores, interfaces de comunicação e controle de dispositivos avançados.

No conteúdo abordado, assuntos como Conversor Analógico-Digital, Pulse-width modulation (PWM), interface e protocolo de comunicação I2C, interface com motores e servo motores, controle de dispositivos por infravermelho, medidor de distância com o sensor ultrassônico, módulo de comunicação Bluetooth, entre outros.