Na noite da segunda-feira, 9 de outubro, a FAHOR promoveu a 4ª edição do Painel Cenários e Tendências, realizado pelo Curso de Ciências Econômicas com apoio da ACIAP e Administração de Horizontina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Nesta edição, o foco das análises econômicas realizadas pelos professores e pesquisadores da FAHOR esteve nos números de Horizontina. Os painelistas apresentaram dados e pesquisas sobre os investimentos em diversas áreas do setor público, trouxeram informações sobre emprego e renda, sobre o retorno de ICMS e o quanto retorna para o Município os investimentos realizados na indústria, no comércio e na agricultura/pecuária. Também foram abordadas questões legislativas, que tornam obrigatórias algumas aplicações de recursos e, por fim, uma visão geral do varejo e de como o Município pode melhorar sua economia, com olhares para novos tipos de negócios.

Um dos pontos destacados no Painel foi a qualificação da mão-de-obra local, tendo 18% da população empregada com Ensino Superior Completo, 8% com ensino superior incompleto e 42% com Ensino Médio completo. Entretanto, há necessidade de manter esses profissionais atuando no município e também, um desafio apontado é obter mais atratividade do conjunto (empresas de diversos setores da economia) que influencia tanto os visitantes quanto a permanência do consumidor local.

“O consumidor não escolhe apenas uma empresa, ou uma promoção. O consumidor aproveita todas as atrações que lhe são oferecidas numa oportunidade. Se viaja por motivo de exames, já aproveita para almoçar, para visitar lojas, supermercados, etc. Esse conjunto de atrações é que precisa ser desenvolvido com mais assertividade e assim, voltaremos a absorver toda essa renda que é investida em outras cidades”, comentou o professor Marcelo Blume, o qual defende a ideia que, conforme os números apresentados no Painel, se houvesse que escolher entre investir no varejo ou na indústria, para o bem do município, a escolha deveria ser o varejo.

As informações foram apresentadas também pelo economista, e coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR, professor Stephan Sawitzki; pelo economista, consultor e professor Márcio Kalkman, pelo economista, advogado, Mestre em Direito, e Procurador do Município de Horizontina, professor Tiago Neu Jardim.

Lançamento da Programação dos 50 anos da ACIAP

O Painel Cenários e Tendências também esteve entre as atividades dos 50 anos da ACIAP, cuja programação foi lançada durante a noite. “Lançamos essa programação já neste ano para que possamos celebrar essa data por um tempo maior, com diversas atividades, com parceria de muitos associados, e com o objetivo de oferecer algo a mais aos nossos clientes. Estamos felizes com os resultados de alguns projetos inovadores que serão desenvolvidos nessa comemoração e convidamos a comunidade a se engajar e participar da nossa programação”, destacou a diretora do Departamento do Jovem Empresário, Ana Lucia dos Santos.

Conforme a agenda da ACIAP, o próximo evento da programação dos 50 anos acontece no dia 19 de outubro, próxima quinta-feira, no Café com o Associado, e terá o lançamento do bônus HZ.

Ainda em outubro, dia 21, acontece o Dia da Criança Feliz com o 1º Sorteio do Promocional Natal Fantástico 2017 e apresentação do Robô de atendimento/recepção dos visitantes de Horizontina no Natal Fantástico.