Na próxima semana, nos dias 26 e 27 de outubro, o aluno do 8º semestre de Ciências Econômicas, Cléber Alessandro Corso irá apresentar um artigo no V Simpósio da Ciência do Agronegócio, na Universidade Federal do Grande do Sul – UFRGS. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Agronegócio, do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócio (CEPAN).

A pesquisa intitulada “Análise econômica para uma propriedade rural no município de Tucunduva-RS” teve a participação dos professores da Faculdade Horizontina, Márcio Leandro Kalkmann e Ivete Linn Ruppenthal. O trabalho parte do contexto de que as propriedades rurais, independente do porte, necessitam de estratégias para tomada de decisões. Com base nisso, o estudo mapeia e avalia três fontes de recursos em uma determinada propriedade rural, com o objetivo de descrever a gestão de negócios em pequenas propriedades rurais.

Por meio da pesquisa, Cléber, Márcio e Ivete destacam que foi possível identificar que nas atuais condições, a produção leiteira é inviável e um modelo ótimo de maximização de lucro seria a produção conjunta de milho e soja, maximizando assim o lucro.