Há dois anos, alguns acadêmicos da FAHOR formaram uma equipe, com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade de engenharia.

Surgiu, então, a ideia de participar do projeto SAE de Aerodesign, um desafio para estudantes de engenharia que, aplicando os conhecimentos adquiridos na faculdade através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto, constroem um aeromodelo: pequeno avião, controlado por rádio.

Com os aeromodelos, as equipes participam das competições, organizadas pela SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), que ocorrem, a cada ano, em nível nacional e internacional. No Brasil a competição existe há dez anos e, atualmente, envolve mais de 80 equipes e 850 estudantes.

Cada equipe concorrente deve projetar, documentar, construir e fazer voar um avião rádio-controlado para elevar a maior carga útil possível (barras de chumbo), segundo normas específicas, pré-estabelecidas para cada categoria.

Agora, a Equipe Águia FAHOR, depois de muito trabalho árduo no desenvolvimento de seu primeiro protótipo, começa a alçar vôos. Na segunda-feira, no Auditório do Campus Arnoldo Schneider, com a presença dos membros da equipe, demais acadêmicos, direção e coordenação da FAHOR, bem como autoridades e demais convidados, aconteceu o lançamento do projeto.

Na ocasião, a equipe apresentou um pouco do desenvolvimento do aeromodelo e aproveitou para exibir um vídeo, gravado durante a realização do primeiro teste de vôo, no qual a equipe obteve sucesso, decolando logo na primeira tentativa.

Já na terça-feira, a Equipe Águia FAHOR embarcou em viagem rumo a São José dos Campos/SP, onde disputará, pela primeira vez, a Competição SAE AeroDesign, que acontece, entre os dias 22 e 25 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Sucesso à Equipe Águia FAHOR de SAE AeroDesign!