No dia 24 de outubro, a professora Patrícia Eveline dos Santos, juntamente com os alunos do curso de Economia da FAHOR, do componente curricular Elaboração e Análise de Projetos Agroindustriais, estiveram visitando as agroindústrias do Pacto Fonte Nova, atualmente CooperFonteNova de Crissiumal/RS.

O Programa Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial - PACTO FONTE NOVA, surgiu em dezembro de 1998, fruto da mobilização das lideranças locais, que entendiam ser necessário implantar um novo modelo de desenvolvimento local, baseado na consolidação de dezenas de pequenas e médias agroindústrias, gerando uma nova alternativa econômica para os pequenos proprietários rurais e fortalecendo a economia local com a produção de alimentos e produtos.

Na oportunidade, os alunos conheceram o andamento de projetos agroindustriais como: A Agroindústria Fruticultura Lucca, a SACI, a Agroindústria Produtos Weber e o Abatedouro de Aves São Sebastião.

A visita às agroindústrias foi importante para os alunos observarem, na prática, projetos agroindustriais que estão em fase de implantação e acompanhamento. Também puderam visualizar um Plano de Desenvolvimento que mobilizou agentes locais em busca de agregação de valor, geração de emprego e renda.

A aluna Suzane Bertoldi afirmou: “Pude notar que o grande diferencial deles foi a organização e o trabalho em equipe. No meu ponto de vista estes foram os fatores que fizeram a diferença. O trabalho foi bem organizado e as perspectivas dos resultados foram bem trabalhadas. Com a visita pude agregar conhecimento em como trabalhar a organização de pessoas em diferentes meios e como o trabalho num todo, se for bem planejado e organizado, tem muitas chances de dar certo.”